Escola Básica Conde de Ferreira, Oeiras

Homenagem ao professor Manuel Pires Neves

MPN 0No passado dia 14 de janeiro de 2017, antigos alunos da Escola Conde de Ferreira, a escola mais antiga do concelho de Oeiras, e a Câmara Municipal de Oeiras reuniram-se para prestar homenagem ao antigo professor desta escola Manuel Pires Neves.

O professor Manuel Pires Neves, se fosse vivo, teria feito 100 anos no dia 1 de julho de 2016.

Foi um professor que, pela sua competência, dedicação e exemplo, marcou os seus alunos. Por esta razão, estes não o esqueceram e, com a Câmara Municipal de Oeiras, que os apoiou desde a primeira hora, quiseram evocar a sua memória, reunindo-se na Escola Básica Conde de Ferreira e descerrando uma placa alusiva colocada no início do corredor que, no rés-do-chão, dá acesso à biblioteca escolar.

Coube ao Professor David Justino, professor associado com agregação em Sociologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, antigo Ministro da Educação e, atualmente, Presidente do Conselho Nacional de Educação, em nome dos antigos alunos e por estes escolhido, evocar a memória do professor Manuel Pires Neves. Recordou conselhos e conversas que teve com o seu antigo professor, recordou antigos colegas da escola Conde de Ferreira, que ele começou a frequentar, com o professor Manuel Pires Neves, no ano em que esta passou das antigas instalações junto à igreja matriz de Oeiras para as atuais instalações, junto aos correios, em 1959. Confessou que nunca conseguiu dar aulas sem ser de fato e gravata, ao que não é estranho o exemplo marcante do seu professor Manuel Pires Neves, que nunca entrou numa aula sem ser de terno e gravata, sempre impecáveis, e com o relógio, instrumento fundamental para gerir o tempo de aula, preso por uma corrente e transportado no bolso do colete do terno.

Na cerimónia, usaram também da palavra o diretor do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, agrupamento a que pertence a Escola Básica Conde de Ferreira, professor Domingos Santos, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Paulo Vistas, e o filho do homenageado João Pires Neves, Vice-Almirante da Marinha Portuguesa. Estiveram presentes a coordenadora da Escola Básica Conde de Ferreira, professora Angelina Venâncio, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Morgado, que tem o pelouro da educação na autarquia, a Diretora do Departamento da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Alexandra Vasconcelos, entre outras entidades, e cerca de 70 antigos alunos do professor Manuel Pires Neves.

ALGUMAS FOTOS DO EVENTO (14-01-2017)

MPN 1

MPN 2

MPN 3