Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras

Rudolfo Castro, contador de histórias argentino, esteve na EBSJB

12Out2016 SJBA criação do mundo do povo maia, o mito do deus Quetzalcoatl e a lenda asteca da águia e do nopal foram algumas das lendas dos povos pré-colombianos que Rudolfo Castro, de nacionalidade argentina e com uma longa vivência no México, trouxe, no dia 12 de outubro de 2016, aos alunos de Espanhol da Escola Básica de São Julião da Barra, numa palestra realizada na biblioteca da EBSJB e organizada, conjuntamente, pela biblioteca escolar e pelo grupo disciplinar de Espanhol. Estas histórias fazem parte do curriculum do 9º ano da disciplina de Espanhol.

No dia 12 de outubro, celebra-se, em Espanha, o Dia de la Hispanidad

No dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo pisou o "Novo Mundo" e, a partir deste dia, os continentes europeu e americano passaram a estar ligados. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 12 de outubro como "Dia de la lengua española", consolidando o mundo hispânico em ambos os lados do Atlântico.

Na Escola Secundária Sebastião e Silva, as turmas foram elucidadas sobre as formas de celebração desta festividade e tiveram de descobrir alguns "objetos incorretos" ao nível histórico numa imagem que representa o encontro dos conquistadores com os indígenas. A diversão esteve assim associada ao conhecimento e aquisição de novo vocabulário de Espanhol.

O Dia de la Hispanidad foi assinalado no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, de forma a respeitar e divulgar a diversidade cultural dos povos da Hispanoamérica.

12out2016 SJB 3

12out2016 SJB 4

12Out2016 SJB 2

Está em... Início EBSJB Institucional Notícias EBSJB Notícias Rudolfo Castro, contador de histórias argentino, esteve na EBSJB