Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras

Poetas à beira-mar

No passado dia 10 de maio de 2019, os alunos da Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras realizaram uma viagem pedagógica pelo universo da poesia, no Forte que foi, no passado, o Posto de Vigia e Defesa junto à Praia de Santo Amaro de Oeiras, o Forte do Areeiro.

A atividade cultural visou o contacto dos alunos do 2º, 3º Ciclos e Secundário (cerca de 700) com a poesia, através da declamação de textos poéticos e da recriação de quadros vivos de poetas, em todos os compartimentos do Forte, numa comunhão artística entre a expressão poéticamusicaldramática, a arte e os valores da cidadania.

O evento «Poetas à beira-mar» teve por base um trabalho interdisciplinar do PortuguêsInglêsEspanholFrancêsEducação VisualEducação TecnológicaEducação MusicalOficina de Teatro (Oferta de Escola), Clube de Teatro e Biblioteca da escola.

Foram muitos os poetas que se celebraram: D. DinisCamões, Almeida GarrettMarquesa de AlornaFernando PessoaSophia de Mello Breyner AndresenNatália CorreiaCarlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, José Craveirinha, Alda Espírito Santo, etc.

Associado à temática poética, os alunos do 5º ano também desenvolveram trabalhos enquadrados nos valores emanados do documento que rege o “Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”, nomeadamente: Responsabilidade e Integridade; Excelência e Exigência; Curiosidade, Reflexão e Inovação; Cidadania e Participação; e Liberdade.

O evento foi muito participado por pais e encarregados de educação, amigos e familiares dos alunos, “avós” do Centro Comunitário de Nª Srª da Barra, Associação Arte a Postos e Rede Bibliotecas Escolares (RBE). As visitas acompanhadas sucederam-se umas às outras, quase sem interrupção, em grupos de 15 a 20 visitantes, durante todo o dia.

Parabéns aos alunos e alunas participantes, aos professores, colaboradores e instituições que se associaram e a todos os que marcaram presença neste evento cultural!

Fotos do evento

Está em... Início EBSJB Institucional Notícias EBSJB Notícias Poetas à beira-mar