No passado dia 10 de maio de 2019, os alunos da Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras realizaram uma viagem pedagógica pelo universo da poesia, no Forte que foi, no passado, o Posto de Vigia e Defesa junto à Praia de Santo Amaro de Oeiras, o Forte do Areeiro.

A atividade cultural visou o contacto dos alunos do 2º, 3º Ciclos e Secundário (cerca de 700) com a poesia, através da declamação de textos poéticos e da recriação de quadros vivos de poetas, em todos os compartimentos do Forte, numa comunhão artística entre a expressão poéticamusicaldramática, a arte e os valores da cidadania.

O evento «Poetas à beira-mar» teve por base um trabalho interdisciplinar do PortuguêsInglêsEspanholFrancêsEducação VisualEducação TecnológicaEducação MusicalOficina de Teatro (Oferta de Escola), Clube de Teatro e Biblioteca da escola.

Foram muitos os poetas que se celebraram: D. DinisCamões, Almeida GarrettMarquesa de AlornaFernando PessoaSophia de Mello Breyner AndresenNatália CorreiaCarlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, José Craveirinha, Alda Espírito Santo, etc.

Os alunos do 7ºF e dos s E, G e F da Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras participaram durante o mês de fevereiro de 2019, com muito entusiasmo e proveito, numa ação de formação intitulada “Oficinas de Dança Grega Antiga”. Esta ação de formação integra-se no projeto Oeiras Educa, com o qual o Município de Oeiras pretende apoiar as escolas do concelho a promover uma educação de excelência para todos os alunos.

As oficinas tiveram por objetivo apoiar as aulas de História, Português e ICLC (Introdução à Cultura e Línguas Clássicas), através de uma componente pedagógica e lúdica, tendo por base os conteúdos programáticos das referidas disciplinas.

Os alunos foram convidados a entrar no mundo da Grécia Antiga e aprenderam, através do movimento, da dança e da música, aspetos da vida cultural, social e política da época. Todas as atividades foram acompanhadas por música ao vivo, pelas formadoras Cláudia Laia e Vera Pereira.

Foi um belo Regresso ao Passado!

Parabéns aos alunos, à Câmara Municipal de Oeiras e às professoras que souberam aproveitar a oportunidade.

12Out2016 SJBA criação do mundo do povo maia, o mito do deus Quetzalcoatl e a lenda asteca da águia e do nopal foram algumas das lendas dos povos pré-colombianos que Rudolfo Castro, de nacionalidade argentina e com uma longa vivência no México, trouxe, no dia 12 de outubro de 2016, aos alunos de Espanhol da Escola Básica de São Julião da Barra, numa palestra realizada na biblioteca da EBSJB e organizada, conjuntamente, pela biblioteca escolar e pelo grupo disciplinar de Espanhol. Estas histórias fazem parte do curriculum do 9º ano da disciplina de Espanhol.

No dia 12 de outubro, celebra-se, em Espanha, o Dia de la Hispanidad

No dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo pisou o "Novo Mundo" e, a partir deste dia, os continentes europeu e americano passaram a estar ligados. Em 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 12 de outubro como "Dia de la lengua española", consolidando o mundo hispânico em ambos os lados do Atlântico.

Na Escola Secundária Sebastião e Silva, as turmas foram elucidadas sobre as formas de celebração desta festividade e tiveram de descobrir alguns "objetos incorretos" ao nível histórico numa imagem que representa o encontro dos conquistadores com os indígenas. A diversão esteve assim associada ao conhecimento e aquisição de novo vocabulário de Espanhol.

O Dia de la Hispanidad foi assinalado no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, de forma a respeitar e divulgar a diversidade cultural dos povos da Hispanoamérica.

RemocaoAmianto SJB Agosto2016 000Antes do mês de agosto terminar, tal como previsto no caderno de encargos, terminaram as obras de substituição das coberturas dos pavilhões B e C da Escola Básica de S. Julião da Barra. Agora, a EBSJB já não tem fibrocimento em nenhuma das coberturas. Ficou uma escola mais saudável e apta a cumprir a sua missão em melhores condições físicas.

Há outras necessidades, mas esta era prioritária. Vamos continuar a dar o nosso melhor para que a educação e formação dos nossos alunos seja a melhor possível e para que as condições em que se aprende e ensina sejam também as melhores que for possível.

RemocaoAmianto SJB Agosto2016 00A Câmara Municipal de Oeiras transferiu para o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra 36.900,00 Euros para a substituição das coberturas dos pavilhões B e C da Escola Básica de S. Julião da Barra, únicas que, contendo amianto, não tinham ainda sido substituídas. Transferiu, ainda, mais 4.700,00 Euros para obras que beneficiem a mesma escola, dentro das prioridades que a direção entender.

Foi aberto um procedimento concursal, na plataforma de compras públicas Gatewit, na sequência do qual a obra de substituição das coberturas foi adjudicada à empresa "Paredes e Paredes, Lda.", pelo preço, já com IVA, de 35.152,42 Euros.

Umaaventura2015 0As alunas Andreia Luísa Domingos Rodrigues, Margarida Bernardo Olsen e Patrícia Rocha Galveias, do 6º A, participaram no concurso UMA AVENTURA LITERÁRIA...2015, organizado pela Editorial Caminho, e as três ganharam o "prémio especial do júri". A Andreia e a Margarida, na modalidade de "desenho coletivo"; a Patrícia, na modalidade de "texto original individual".

As alunas foram distinguidas com os prémios no passado dia 2 de junho de 2015, numa cerimónia realizada na Feira do Livro de Lisboa, que contou com a presença das escritoras de literatura infanto-juvenil Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

ebsjb atividadesfimdeano 0Pregões, ginástica com aparelhos, danças, ginástica acrobática, marchas populares... 

Houve de tudo um pouco e muita alegria na festa de encerramento do ano escolar que hoje se realizou no pavilhão gimnodesportivo que serve a Escola Básica de S. Julião da Barra. Os clubes do desporto escolar, o grupo de teatro, a disciplina de História e as turmas da EBSJB marcaram presença, com os seus professores. As bancadas estavam cheias com os pais dos alunos.

No fim de um ano, há muito trabalho realizado, algum cansaço também, mas é uma alegria ver os nossos alunos mais capazes, mais autónomos, com mais conhecimentos e competências.

A todos, os nossos parabéns! Que tenham os melhores resultados escolares e... umas boas férias!

GustaveEiffel 0No dia 28 de abril de 2015, realizou-se, para os alunos do 2º e do 3º ciclos, uma ação de formação e sensibilização para os cursos profissionais, que contou com a colaboração de técnicos da Escola Profissional Gustave Eiffel, da Amadora.

A Escola Profissional Gustave Eiffel tem como lema "educar e formar técnicos de corpo inteiro e profissionais dinâmicos, competentes e inovadores, criando para tal um ambiente académico de rigor e inovação".

concursolinguas2015 0No dia 16 de abril de 2015, realizou-se na biblioteca da Escola Básica de S. Julião da Barra o concurso de línguas estrangeiras "Questions for a champ/ Questions pour un champion".

Participaram neste concurso todas as turmas do 7º e do 8º anos da escola, com as respetivas professoras de Inglês e de Francês.

Os vencedores foram:

apenasocoracao 0Os alunos do 9º E participaram na construção de um laço humano, no âmbito da campanha apenas o coração pode bater, que teve lugar no dia 14 de abril de 2015, às 14,00 horas, nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Apenas o coração pode bater é uma campanha de prevenção dos maus tratos na infância que decorre ao longo do mês de abril, o mês da prevenção dos maus tratos na infância.

Está em... Início EBSJB Institucional Notícias EBSJB Notícias