No sentido de evitar concentrações nas escolas para tomar conhecimento das colocações nos primeiros anos de cada ciclo e no Pré-escolar e, ao mesmo tempo, respeitar as orientações da Comissão Nacional de Proteção de Dados para não publicarmos na internet listas com os nomes dos alunos, publicamos aqui as listas dos Números dos Pedidos de Matrícula feitos no Portal das Matrículas que correspondem às crianças ou alunos colocados no Pré-escolar, no 1º ou no 5º ano das escolas do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras.

Assim, apenas o respetivo encarregado de educação poderá ter acesso à informação que diz respeito ao seu educando.

As listas do 7º ano estão com um pequeno atraso que se deve a um problema informático que está a ser resolvido. Pedimos desculpa aos encarregados de educação. Estamos a procurar ser breves na sua resolução. Contamos ter as listas publicadas neste espaço, também pelos números dos Pedidos de Matrícula, sábado ou domingo, dias 25 ou 26 de julho.

Lista de colocação no Pré-escolar da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Lista de colocação no Pré-escolar da Escola Básica Manuel Beça Múrias
Lista de colocação no 1º ano da Escola Básica Conde de Ferreira
Lista de colocação no 1º ano da Escola Básica Gomes Freire de Andrade
Lista de colocação no 1º ano da Escola Básica Manuel Beça Múrias
Lista de colocação no 5º ano da Escola Básica de São Julião da Barra
Lista de colocação no 7º ano da Escola Básica de São Julião da Barra
Lista de colocação no 7º ano da Escola Secundária Sebastião e Silva
Lista de colocação no 10º ano na Escola Secundária Sebastião e Silva - Curso de Ciências e Tecnologias
Lista de colocação no 10º ano na Escola Secundária Sebastião e Silva - Curso de Ciências Socioeconómicas
Lista de colocação no 10º ano na Escola Secundária Sebastião e Silva - Curso de Línguas e Humanidades
Lista de colocação no 10º ano na Escola Secundária Sebastião e Silva - Curso de Artes Visuais

Se o seu educando consta nas listas ou renovou a matrícula para um ano não inicial de ciclo ou, ainda, se veio pela primeira vez para o nosso Agrupamento de Escolas, complete o processo de matrícula, quanto antes.    Siga o LINK.

1. Os encarregados de educação dos alunos que já frequentaram o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra em 2019/2020 e vão continuar a frequentá-lo em 2020/2021 ou os próprios alunos, se maiores de idade, devem, no INOVARconsulta

a) em Questionários / Pedido de atualização de dados, atualizar os dados que careçam de ser atualizados, não deixando sem preencher nenhum campo, nem esquecendo de picar as autorizações para sair da escola, se for o caso.

b) Antes de submeter, devem imprimir, preencher, assinar, digitalizar e carregar os seguintes documentos:

  Ficha para Seguro Escolar - OBRIGATÓRIO;
  Declaração de Compromisso (artº 43º da Lei nº 51/2012) - OBRIGATÓRIO;
  Pedido de Frequência de Educação Moral e Religiosa - FACULTATIVO;
  Fotografia tipo passe, em jpg, se quiser substituir a que está na base de dados.
       

2. Os encarregados de educação dos alunos que vêm pela primeira vez para o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra (AESJB) ou os próprios alunos, se maiores de idade, devem preencher online o seguinte INQUÉRITO, para procedermos às respetivas inscrições na plataforma de gestão escolar INOVAR.

Elencos disciplinares para 2020/2021, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 24 de junho de 2020:

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
10º Ano
11º Ano
12º Ano

NOTAS:

Em 2020/2021, todos os anos de escolaridade, à exceção do 4º ano do 1º Ciclo, vão funcionar ao abrigo do Dec.-Lei nº 55/2018.
  
De acordo com este Diploma, as disciplinas de opção devem ser oferecidas tendo em conta, entre outras ponderações, o PERFIL DO ALUNO e o PROJETO EDUCATIVO do Agrupamento. No 12º ano, as disciplinas de opção dividem-se em dois conjuntos: um ligado diretamente à formação específica e, portanto, diferente de curso para curso; outro de disciplinas transversais oferecidas OBRIGATORIAMENTE a todos os alunos do 12º Ano, independentemente do Curso que frequentem. Assim, foi decidido retirar deste segundo conjunto a disciplina de Aplicações Informáticas B por a ESSS não ter equipamentos, nem condições para a oferecer a todos os alunos do 12º ano e não ser possível, por força do Dec.-Lei nº 55/2018, oferecê-la aos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias, como acontecia até aqui. Em contrapartida, foram introduzidas na oferta disciplinas novas, como é o caso do Grego que é uma mais-valia para os alunos de ciências, pelos horizontes que lhes abre à compreensão etimológica de centenas de palavras das nomenclaturas científicas com que vão trabalhar no Ensino Superior. As disciplinas deste conjunto foram escolhidas tendo em conta a formação humanística para que aponta o PERFIL DO ALUNO e que o PROJETO EDUCATIVO quer garantir que todos adquiram antes de sairem do Agrupamento.

No 7º ano, a oferta da segunda língua estrangeira foi enriquecida com a introdução do Alemão.

Manteve-se a Oficina de Teatro como Complemento à Educação Artística nos 3 anos do 3º Ciclo e a Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) na Oferta Complementar do 9º ano.

No 1º Ciclo, como Oferta Complementar, introduziu-se a disciplina de Jogos matemáticos, Robótica e Programação, no 1º e 2º anos, e a disciplina de Leitura e Escrita Criativas, no 3º e 4º anos.

Há, ainda, uma recomendação do Conselho Pedagógico para que se dinamizem clubes de complemento à Educação Artística no 2º Ciclo, de inscrição facultativa e frequência obrigatória, o que vai acontecer.

 

AVISO

1. As pautas com os resultados dos Exames e Provas da 1ª FASE podem ser consultadas, na ESSS, a partir das 9h00 do dia 3 de agosto de 2020.

2. FICHAS ENES 
 
  a) Os Pedidos devem ser entregues na Loja Escolar  ou na Receção da ESSS.
    b) As FICHAS são entregues aos alunos na PORTARIA ou na SECRETARIA, no caso de haver inscrições para os Exames/Provas da 1ª FASE com custos que, por causa da pandemia, não foram cobrados.

3. CONSULTA DAS PROVAS
    a) Dias 3 e 4 de agosto de 2020
    b) O Requerimento para consulta das provas (modelo 09/JNE) está disponível na Loja Escolar da ESSS e em https://www.dge.mec.pt/modelos. Depois de preenchido, pode ser entregue no Secretariado de Exames ou enviado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
    c) As fotocópias das provas serão entregues na SALA B0.1, após o respetivo pagamento na Loja Escolar, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

4. PEDIDOS DE REAPRECIAÇÃO
    Devem ser entregues até ao dia 6 de agosto de 2020.

5. INSCRIÇÕES PARA A 2ª FASE
    a) De 4 a 12 de agosto de 2020, na Secretaria da ESSS, em boletim próprio (modelo Editorial ME) a adquirir na Loja Escolar.
    b) Para evitar ajuntamentos, faz-se a seguinte distribuição pelas letras iniciais dos nomes dos alunos:
       4 de agosto - A e B;
       5 de agosto - C e D;
       6 de agosto - E a I;
       7 de agosto - J, K e L;
     10 de agosto - M;
     11 de agosto - N a Z.
     12 de agosto - quem não pôde vir no dia determinado para a letra inicial do seu nome.
    
    c) HORÁRIO da SECRETARIA: 9h00 - 12h30; 13h30 - 17h00.

 

___________________________________

No contexto da pandemia causada pelo SARS-cov-2, foi produzida legislação nova e alterada legislação já existente relativa às Provas e Exames Nacionais.

Assim, chama-se a atenção para o site do Júri Nacional de Exames (JNE), especialmente para a página da legislação.

Se vai fazer exames, não deixe de consultar o site do IAVE

Leia também o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras 

... e, ainda, os nossos

AVISO 5 - INSCRIÇÕES PARA EXAMES - ALTERAÇÕES, publicado no site do Agrupamento em 7 de maio de 2020;

AVISO 4 - ABERTURA DAS INSCRIÇÕES À DISTÂNCIA PARA PROVAS E EXAMES, publicado no site do Agrupamento em 17 de março de 2020.

 

CALENDÁRIOS

Exames nacionais
Consulte o ANEXO III do Dec.-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril

Provas de Equivalência à Frequência
Ensino Secundário
3º Ciclo

A COVID-19 obrigou-nos a fazer um Plano de Contingência que, praticamente, não se aplicou devido ao fecho das escolas a partir de 16 de março de 2020.

O retorno a aulas presenciais dos 11º e 12º anos em 18 de maio e do pré-escolar em 1 de junho de 2020, obrigou-nos a atualizar o Plano de Contingência e a revogar o publicado em 10 de março de 2020.

É da máxima importância que todos os membros da comunidade educativa leiam e apliquem as normas constantes no Plano de Contingência

Plano de Contingência de 10-03-2020 - REVOGADO
     (Revogado pela publicação do Plano de Contingência Atualizado, de 18-05-2020)

PLANO DE CONTINGÊNCIA ATUALIZADO em 18-05-2020
     (Atualização necessária e decorrente do retorno às aulas dos alunos dos 11º e 12º anos, em 18-05-2020, e das crianças do pré-escolar em 01-06-2020)
   ANEXO I - Competências  e tarefas  a desempenhar  pelo encarregado geral do pessoal na ESSS, no contexto da COVID-19
   ANEXO II - Adenda ao Plano Atualizado para aplicação na EB Gomes Freire de Andrade, a partir de 01-06-2020
   ANEXO III - Adenda ao Plano Atualizado para aplicação na EB  Manuel Beça Múrias, a partir de 01-06-2020

  

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(a Instrumentos de gestão
de emanação interna) 


«VOLTAR 
(à página de entrada do site) 

Ocupação de vagas que venham a surgir no pré-escolar, depois de feitas as colocações iniciais

1. Para se candidatarem a vagas que venham a surgir no pré-escolar depois de terminadas as colocações iniciais, os encarregados de educação devem entregar ou fazer chegar à secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva um requerimento feito em impresso próprio recolhido da secção IMPRESSOS, do site do Agrupamento.
2. Os procedimentos a adotar no preenchimento das vagas e os critérios de seriação a aplicar aos candidatos constam no Despacho do Diretor de 03-08-2020.

_____________________________

Matrículas no pré-escolar e no 1º ano

> de 4 de maio a 30 de junho, no Portal das matrículas.

Renovação da matrícula

> Para o , e 10º anos, no Portal das matrículas, durante 5 dias úteis a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período.

   Por ter havido um lapso (foi pedido aos Diretores de Turma para avisarem os alunos/encarregados de educação), o parágrafo ANTERIOR foi CORRIGIDO, passando a ter a seguinte redação: 
  Para o  e 10º anos, no Portal das matrículas, durante 3 DIAS ÚTEIS a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período, de acordo com o nº 3 do artigo 8º do Despacho Normativo nº 5/2020, que dá nova redação ao Despacho Normativo nº 6/2018.

   Indicar 5 escolas por ordem decrescente da preferência. Depois da publicação das listas de colocação, 5 dias úteis para confirmar a aceitação. A não confirmação liberta vaga para alunos não colocados.
  
> No pré-escolar, até 15 de junho.
  
> Nos anos não iniciais dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, durante 5 dias úteis a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período.

 Por ter havido um lapso (foi pedido aos Diretores de Turma para avisarem os alunos/encarregados de educação), o parágrafo ANTERIOR foi CORRIGIDOpassando a ter a seguinte redação: 
  Nos anos não iniciais dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, durante 3 DIAS ÚTEIS a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período, de acordo com o nº 3 do artigo 8º do Despacho Normativo nº 5/2020, que dá nova redação ao Despacho Normativo nº 6/2018.

 


Afixação nas escolas das listas dos candidatos admitidos

> Pré-escolar: 24 de julho.
> 1º ano: 30 de julho.

 

Para reforçar a oferta de ajuda telefónica a quem precisar ou, não sendo possível resolver o problema pelo telefone, marcar data/hora para ajuda presencial, divulgamos aqui um contacto telefónico para o efeito, disponível das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00:  966 001 216.

 

  
Candidaturas a subsídios da Ação Social Escolar (ASE)

Prazo: até 20 de julho de 2020

As candidaturas a subsídios da Ação Social Escolar para o ano letivo de 2020/2021 devem ser feitas até ao dia 20 de julho de 2020. Para tal, os Encarregados de Educação devem

1. imprimir a partir dos links abaixo indicados as fichas de candidatura ou, em alternativa, levantá-las na Secretaria da ESSS, junto do Sr. Marques (Assistente Técnico).

2.
   a) Para se candidatar a subsídios de refeição, material escolar, visitas de estudo e bolsas de mérito, preencher a "FichaCandidatura-ASE", anexar a declaração do Escalão de Abono de Família da Segurança Social e entregar tudo, até ao dia 20 de julho de 2020, na Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, ao Sr. Marques (assistente técnico) ou, em alternativa, digitalizar todos os documentos referidos, devida e completamente preenchidos e assinados, e enviá-los para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, ainda, enviá-los por correio para Escola Secundária Sebastião e Silva, a/c do Sr. Marques, Rua do Liceu, 2780-061 OEIRAS (também até 20 de julho de 2020).
    
   b) Para se candidatar a subsídio de transporte escolar tem que ser menor de 18 anos, residir a mais de 3,5 quilómetros do estabelecimento de ensino e não ter tido oferta do curso pretendido mais perto da sua residência ou ter concorrido para mais perto e não ter obtido vaga na escola.
     Reunidas estas condições, para se candidatar, deve preencher a "FichaCandidatura-TransportesEscolares", anexar comprovativo de morada e fotocópia do passe e entregar tudo, até ao dia 20 de julho de 2020, na Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, ao Sr. Marques (assistente técnico) ou, em alternativa, digitalizar todos os documentos referidos, devida e completamente preenchidos e assinados, e enviá-los para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, ainda, enviá-los por correio, também até ao dia 20 de julho de 2020, para Escola Secundária Sebastião e Silva, a/c do Sr. Marques, Rua do Liceu, 2780-061 OEIRAS. Se o aluno tiver necessidades educativas especiais, anexar também relatório mencionando o grau de incapacidade.

NOTA: para qualquer dúvida ou para marcar a entrega pessoal dos documentos na secretaria da ESSS, ligue, por favor, para o telemóvel nº 966 001 173 (Sr. Marques), das 9h30 às 12h30 ou das 14h00 às 16h30.


IMPRESSOS PARA CANDIDATURAS ASE
FichaCandidatura-ASE
FichaCandidatura-TransportesEscolares

 

Para informações mais completas

AVISO sobre matrículas para 2020/2021
Despacho normativo nº 5/2020, de 21 de abril, sobre matrículas
Portal das matrículas (plataforma do Ministério da Educação)

 

 

 

Os critérios de avaliação constituem os referenciais obrigatórios e comuns a todo o agrupamento para a avaliação dos alunos.

Os professores devem densificar os indicadores destes critérios, explicá-los aos alunos, aplicá-los e levar os alunos a aplicá-los também no processo de autoavaliação.

Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, exercendo as competências que lhe confere a alínea e) do artigo 33º do Dec.-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, republicado pelo Dec.-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 17-10-2019, os CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO para o ano letivo de 2019/2020.

Por causa da pandemia causada pela Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas a partir de 16 de março de 2020, passando os alunos a ensino à distância e os professores a teletrabalho. Face a estas mudanças, foi necessário rever os Critérios de Avaliação, o que o Conselho Pedagógico fez na sua reunião de 16 de abril de 2020, depois de ouvir os grupos disciplinares. Nesta mesma reunião, acrescentou novos instrumentos de avaliação, sobretudo ao nível do parâmetro "Testes", a entrar em vigor só no terceiro período, e aprovou, por unanimidade, uma Versão Revista dos Critérios que substitui a anterior e que abaixo se publica.

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
Critérios gerais de avaliação para 2019/2020 - VERSÃO ATUALIZADA em 16-04-2020
     (aprovados pelo Conselho Pedagógico em 17-10-2019 e revistos em 16-04-2020, face à COVID-19)

NORMAS PARA UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO SUMATIVA
pdfNEP1/2013_2014 determinada por despacho de 18.11.2014 - continua em vigor em 2019/2020

A receção aos alunos realiza-se nas escolas que eles vão frequentar, no dia 13 de setembro de 2019.

Neste dia, os alunos serão recebidos pelos professores titulares de turma ou educadoras, das 9h00 às 11h00, ou pelos diretores de turma, nas escolas Básica de São Julião da Barra e Secundária Sebastião e Silva, nos horários e salas abaixo indicados.

Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras.

Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.

pdf1º ciclo
pdf2º ciclo
pdf3º ciclo
pdfSecundário

NOTAS:

1. No Agrupamento de Escolas de São Julião da BarraOeiraspara a mesma disciplina e anoos manuais adotados são os mesmos em todas as escolas.

2. O Estado disponibiliza, por empréstimo, a todos os anos de escolaridade (do 1º ao 12º ano) e a todos os alunos os manuais escolares adotados. Estes manuais devem ser estimados e usados com cuidado, não devem ser escritos com anotações ou comentários, pois devem ser devolvidos no final de cada ano letivo, para serem disponibilizados a outros alunos no ano letivo seguinte. Assim, todas as anotações, comentários e exercícios propostos no manual devem ser feitos fora do manual.

3. Chama-se a atenção para o seguinte, que é muito importante: com o manual de papel emprestado, o Estado oferece a cada aluno o mesmo manual em formato app. As aplicações devem ser descarregadas para uma pasta do aluno, de preferência na cloud, para que possa aceder às mesmas através de dispositivos com os sistemas operativos Windows, Android ou IOS. Os alunos podem e devem usar estas aplicações para estudar, fazer exercícios, seguir a matéria, etc., pois elas têm muito mais potencialidades que os manuais em formato papel e tornam a mochila muito mais leve.

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