Pode um tablet e uma aplicação substituir com vantagem os manuais em papel?

É o que queremos saber com este projeto, que é uma experiência piloto, iniciado em fevereiro de 2014 em 2 turmas da Escola Secundária Sebastião e Silva, uma do 7º e outra do 10º ano. O projeto é para seguir até ao fim do respetivo ciclo, se a avaliação for sempre positiva. Nestas 2 turmas, os manuais escolares das disciplinas do grupo LeYa em formato papel foram substituiídos por aplicações utilizadas nas aulas através de um tablet que foi oferecido aos alunos. Esperamos alargar a experiência nestas duas turmas aos outros manuais, à medida que as respetivas editoras coloquem no mercado as suas próprias aplicações também.

 


 

» Protocolo que sustenta a experiência

A Rede de Escolas de Excelência (Escxel) é uma rede cooperativa que começou com um protocolo firmado em 2008 entre o Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova (CESNOVA), 5 municípios portugueses (Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé e Oeiras) e 36 Escolas/Agrupamentos pertencentes aos 5 municípios. Hoje (2014), a rede é composta pela CESNOVA, por 9 municípios (Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei) e 40 Escolas/Agrupamentos pertencentes aos 9 municípios.

Esta rede cooperativa é financiada pela Universidade Nova, interessada em produzir conhecimento científico, e pelos municípios, interessados em promover a excelência das suas escolas. A primeira fase do programa, de 2008 a 2012, envolveu apenas os 5 municípios iniciais, com a suas 36 Escolas/Agrupamentos. Nesta 1ª fase, procedeu-se à recolha e tratamento científico de dados e resultados, realizaram-se vários seminários e ações de formação. A Universidade Nova produziu vários relatórios e fez publicações de trabalhos e artigos científicos. Todo o trabalho desta 1ª fase perseguiu 5 objetivos, previamente definidos, a saber:

    1. capacitar as escolas e as comunidades para a promoção da excelência educativa;
    2. capacitar tecnicamente e assessorar os municípios para a adoção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local;
    3. identificar, difundir e monitorizar as "boas práticas" escolares;
    4. desenvolver modelos de monitorização do desempenho e autoavaliação das escolas;
    5. produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais.

Em 2012, fez-se a avaliação do projeto. Entraram mais 4 municípios, com as respetivas escolas/agrupamentos. Manteve-se o formato, no essencial, e estabeleceu-se um novo programa protocolado para mais 4 anos, de 2012 a 2016, com objetivos reformulados. 

O Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra, tanto considerando a sua atual composição, como as duas unidades orgânicas que existiam em 2008, mas que abrangiam as mesmas 5 escolas, está e esteve no projeto desde o seu início. Os seminários, as ações de formação e os relatórios produzidos foram e são de uma mais valia inestimável para a capacitação, a avaliação e planificação do trabalho nas Escolas.

Objetivos definidos para o período de 2012/2016:

    1. desenvolver modelos de organização escolar;
    2. desenvolver estratégias e planos através do maior conhecimento das realidades educativas locais;
    3. explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede;
    4. dar continuidade à qualificação das aprendizagens com especial atenção à focagem nas práticas de sala de aula;
    5. produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais;
    6. alargar a rede de colaborações a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo;
    7. procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.
             

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

        » pdf2008/2012

        » pdf2012/2016           


 

MAIS INFORMAÇÕES...

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