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Escola Básica de São Julião da Barra (EBSJB)
Proposta C
(Apresentada pelos alunos, todos do 9º H, Gonçalo Rodrigues, Camila Lourenço, Carolina Sousa, Margarida Ferreira e Maria Simões e subscrita por 12 alunos do 3º ciclo da Escola Básica de São Julião da Barra)
Colocação de balizas de futebol de salão no espaço exterior de recreio.
Escola Secundária Sebastião e Silva (ESSS)
Proposta C
(Apresentada pelos alunos, todos do 7º A, Joel Amorim e Mário Vilas e subscrita por 124 alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva)
Equipar a Sala de Alunos (sala em frente ao atelier) de modo a estes poderem usufruir de um espaço para descansar, ver televisão, fazer jogos de tabuleiro, aceder à internet por wifi e usar computadores.
Tal como previsto, realizou-se no dia 24 de março de 2017, em cada uma das escolas do Agrupamento com 3º ciclo, a eleição da proposta a concretizar com a verba destinada ao Orçamento Participativo das Escolas para 2017.
Na Escola Básica de São Julião da Barra, dos 231 alunos com direito a voto, votaram 170, tendo-se obtido os seguintes resultados:
Proposta A - 56 votos;
Proposta B - 14 votos;
Proposta C - 100 votos
Votos em branco - 1
Votos nulos - 1
VENCEU A PROPOSTA C.
Na Escola Secundária Sebastião e Silva, dos 1318 alunos com direito a voto, votaram 489, tendo-se obtido os seguintes resultados:
Proposta A - 58 votos;
Proposta B - 189 votos;
Proposta C - 239 votos
Votos em branco - 1
Votos nulos - 2
VENCEU A PROPOSTA C.
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PROPOSTAS - 2019
Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras
Proposta A: Colocação de uma antena parabólica para passar clips de música na sala de alunos.
Proposta B: Colocação de tabelas de basquet no recreio.
Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
Proposta A: Colocação de um sistema de som nos pátios da Preqguiça e das Tílias.
HISTÓRICO
PROPOSTAS - 2017
(votação: 24-03-2017)
Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras
Proposta A: Colocação de uma cobertura (toldo) na zona do anfiteatro exterior (56 votos).
Proposta B: Colocação de um toldo, mesas e bancos para confraternização e alimentação no espaço exterior contíguo ao bufete, junto da saída sul (14 votos).
Proposta C: Colocação de balizas de futebol de salão no espaço exterior de recreio (100 votos) - VENCEDORA.
Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras
Proposta A: Colocar Ecopontos na Escola para separação de resíduos de vidro, plástico/metal e papel (58 votos).
Proposta B: Colocar bancos/cadeiras nos corredores dos blocos (189 votos).
Proposta C: Equipar a Sala de Alunos de modo a estes poderem usufruir de um espaço para descansar, ver televisão, fazer jogos de tabuleiro, aceder à internet por wifi e usar computadores (239 votos) - VENCEDORA.
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DESENVOLVIMENTO
Janeiro
30 - Despacho de nomeação da coordenadora do OPE
31 - Reunião de delegados e subdelegados das turmas do 2º e 3º ciclos, no Auditório 1 da ESSS, às 16h30, tendo num dos pontos da Ordem de Trabalhos a apresentação do OPE
- Publicitação do OPE, com a divulgação e distribuição em papel do AVISO datado de 31-01-2017
Fevereiro
02 - Publicação de uma página dedicada ao OPE, no site do Agrupamento
03 - Reunião de delegados e subdelegados das turmas do ensino secundário, no Auditório 1 da ESSS, às 14h30, tendo num dos pontos da Ordem de Trabalhos a apresentação do OPE
Documentos
Informação do IGeFE sobre os montantes atribuídos ao Agrupamento para o OPE
Despacho de nomeação da coordenadora do OPE na EBSJB
Despacho de nomeação da coordenadora do OPE na ESSS
AVISO de 31-01-2017
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O Orçamento Participativo das Escolas, também conhecido pela sigla OPE, consiste na aplicação de verbas inscritas no Orçamento do Estado em projetos propostos e votados pelos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, nas suas escolas.
O Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas foi publicado em 6 de janeiro de 2017, em ANEXO ao Despacho nº 436-A/2017 do Ministro da Educação, despacho que cria o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), apresentando o seu enquadramento e objetivos.
Contribuir para as comemorações do Dia do Estudante, promover a mobilização coletiva em prol do bem comum, valorizar a opinião dos estudantes em decisões nas quais são os principais interessados e responsáveis e permitir o conhecimento do mecanismo do voto são alguns dos objetivos enunciados no Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) no AESJB
em 2019
Verbas do Orçamento do Estado
Escola Básica de São Julião da Barra: 500,00 Euros
Escola Secundária Sebastião e Silva: 1 327,00 Euros
Coordenadoras do OPE
Na EBSJB, Professora Josélia Sobral, Coordenadora do Estabelecimento
Na ESSS, Diretor, com a colaboração com a Associação de Estudantes
Calendário para a execução do OPE
12-03-2019: último dia para entrega de propostas da EBSJB, na coordenação da EBSJB;
15-03-2019: último dia para entrega de propostas da ESSS, no gabinete de apoio ao Diretor da ESSS;
de 16 a 21 de março de 2019: debates sobre as propostas, em calendário a organizar em cada uma das duas escolas;
22-03-2019: Votação das propostas, em cada uma das escolas, em horário a divulgar localmente;
Até final de maio: planeamento da execução da proposta vencedora em cada escola, seguindo-se a execução que terá que ficar concluída até 31 de dezembro de 2019.
→ Impressos para apresentação das propostas
da ESSS
da EBSJB
Legislação
Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro
(Cria o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) e publica, em anexo, o Regulamento)
Regulamento do Orçamento Participativo das Escolas
(Publicado em anexo ao Despacho nº 436-A/2017, de 6 de janeiro)
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Tudo o que diz respeito aos Exames de 2016 encontra-se no módulo "2015/2016", da página de início, no item de menu "Exames 2016".
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Para informação mais completa sobre legislação, consulte o item do menu de botões do Agrupamento Instrumentos (de gestão).
Estatuto do Aluno e Ética Escolar
(Lei nº 51/2012, de 5 de setembro)
Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva
(Item "Associação de Estudantes" do menu "Associações" da página ESSS)
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QUANTOS SOMOS?
Em 2023/2024,
2 933 (1 503 rapazes e 1 430 raparigas)
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Em 2020/2021,
2 999 (1 509 rapazes e 1 490 raparigas)
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Em 2018/2019,
2 994 (1 494 rapazes e 1 500 raparigas)
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Em 2017/2018
2 992 (1 479 rapazes e 1 513 raparigas)
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Em 2016/2017,
2 971 (1 449 rapazes e 1 522 raparigas)
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