Donald Thomas, astronauta da NASA, conversa com alunos da ESSS

VideoConf Don Thomas 0Integrada no programa da Semana Mundial do Espaço na ESSS, realizou-se, no dia 8 de outubro de 2015, às 17,00 horas de Lisboa, uma videoconferência, dirigida aos alunos de Física e Química, do cientista e astronauta americano Donald Thomas.

Don Thomas trabalhou na NASA como engenheiro de materiais, primeiro, e como astronauta, depois. Como astronauta, realizou 4 missões no espaço, uma a bordo do Discovery e três a bordo do Columbia. Em 1999 e 2000, ocupou o cargo de diretor de operações da NASA no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, em Moscovo.

Don Thomas falou, através do skype, para 200 alunos de Física do ensino secundário, reunidos no Auditório 1 da Escola Secundária Sebastiãoo e Silva.

Contou-lhes a sua história de vida. Falou-lhes da sua vontade, desde criança, de ser astronauta e de como realizou esse sonho. Falou-lhes e mostrou-lhes slides das mais de 80 experiências que realizou em órbita, especialmente na área da microgravidade. Incentivou-os a sonhar e a persistir. Desejou-lhes sucessos e respondeu às perguntas que os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva lhe fizeram.

A conferência, preparada pelo grupo de Física do Agrupamento, correu muito bem. O som e a imagem foram perfeitos. A atenção e participação dos alunos foram grandes. A Física tornou-se mais fácil e motivante. Estão de parabéns os docentes do grupo, com especial relevo para a professora Cristina Pinho, responsável pela iniciativa.

Antes de terminar, queremos deixar uma nota, justa e merecida, de relevo para o trabalho técnico realizado pelo Sr. Manuel, assistente operacional, e por alguns alunos, que tornou possível a videoconferência num auditório cheio, em condições de excelência.

Algumas fotografias do evento: {jcomments off}

VideoConf Don Thomas 1

VideoConf Don Thomas 2

VideoConf Don Thomas 3