Astronauta da NASA fala, pelo skype, com os alunos da ESSS

No dia 4 de outubro de 2018, 1º dia da semana mundial do espaço, os alunos de Física e de Física e Química A da Escola Secundária Sebastião e Silva tiveram oportunidade de, durante 2 horas, ouvir, via skype, o astronauta americano Don Thomas a falar sobre a exploração espacial, sobre as experiências científicas em que participou nas suas 4 missões ao espaço, a dar um testemunho da sua vida, a incentivar os juvens a olhar para o espaço e a responder às questões que os alunos e alunas da ESSS lhe colocaram.

O grupo disciplinar de Física do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, tem dado grande importância à semana mundial do espaço, promovendo todos os anos atividades de grande impacto junto dos alunos do curso de ciências e tecnologias, favorecendo a sua formação de excelência. Em 2015, promoveu a primeira videoconferência do astronauta Don Thomas com os alunos de Física da ESSS; em 2016, promoveu uma videoconferência do mesmo género, mas, desta vez, com um cosmonauta russo, o diretor do Centro de Treinos Yuri Gagarin (Rússia); em 2017, um grupo de alunos e professores da ESSS visitou o Centro de Treinos Yuri Gagarin. Este ano, realizou-se uma nova videoconferência com o astronauta americano Don Thomas que, no apoio à sua realização, contou com 2 ex-alunos que participaram, há 3 anos, na primeira vidoconferência e que estudam atualmente no ensino superior.

A Semana Mundial do Espaço, instituída pela ONU, realiza-se todos os anos de 4 a 10 de outubro. Estas duas datas que a balizam marcam, no calendário, 2 acontecimentos importantíssimos na história da conquista do espaço, a saber: em 4 de outubro de 1957, foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem, e em 10 de outubro de 1967, foi assinado pelos estados membros da ONU o "Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior".

Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço. As atividades que têm marcado esta semana no nosso Agrupamento têm sido coordenadas pela professora Cristina Pinho, que nelas põe sempre todo o seu grande saber e paixão pela educação, pela Física e pelo espaço. A Câmara Municipal de Oeiras e as embaixadas dos Estados Unidos da América e da Federação Russa têm sido parceiros que muito nos têm apoiado na realização destas atividades. {jcomments off}

Algumas fotos da videoconferência:

250 alunos, porque o auditório não comporta mais, participaram na videoconferência.

Veja ainda

Cartaz da videoconferência

Vídeo da visita ao Centro de Treinos Yuri Gagarin em setembro de 2017

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias Astronauta da NASA fala, pelo skype, com os alunos da ESSS