Alunos do 7º ano colaboram com a NASA na caça a asteróides

Fazer ciência com os alunos é motivá-los para o seu FUTURO. Damos as ferramentas e eles são capazes de fazer descobertas astronómicas -- diz a professora de Física Maria João Monteiro, que acompanhou 15 alunos e alunas do 7º ano do Clube de Ciências na análise minuciosa, com a ajuda do software Astrométrica, de milhares e milhares de imagens da cintura de Asteróides situada entre Marte e Júpiter, captadas por um potente telescópio da NASA instalado no Hawai

Os alunos e a professora reuniram-se todas as sextas-feiras à tarde na sala A0.1, de 17 de janeiro a 12 de fevereiro de 2020, e nesta sala fez-se pesquisa, séria e com prazer, para a NASA, em benefício da Humanidade. Realizou-se caça a asteróides possivelmente ainda não identificados. Os alunos reportaram vários objetos suspeitos com as respetivas coordenadas para que os cientistas da NASA possam confirmar e, se tal acontecer, atribuir-lhes nomes, acompanhar as suas órbitas e prever uma possíveis aproximações à Terra

International Astronomical Search Collaboration (IASC) é um programa da NASA dirigido às escolas de todo o mundo. Procura a colaboração dos estudantes, orientados por professores, para a pesquisa de asteróides em milhões e milhões de imagens colhidas da cintura de Asteróides entre Marte e Júpiter, uma vez por ano terrestre, entre o início de uma Lua, em Quarto Minguante, e uma Lua em Quarto Crescente, de modo a terem a menor influência de luminosidade possível.

Este grupo de alunos do 7º ano da ESSS foi apoiado pelo NUCLIONúcleo Interativo de Astronomia, de São Pedro do Estoril. Foi na sede do NUCLIO que, em 11 de janeiro de 2020, a professora Maria João Monteiro apresentou o projeto aos pais e encarregados de educação dos alunos.

Terminada a campanha de "caça aos asteróides", a NASA atribuiu certificados a todos os membros do clube que, comprovadamente, participaram no projeto. Os certificados foram entregues ainda antes de sermos apanhados pela Pandemia Covid-19. Um reporte do trabalho realizado e uma fotografia dos alunos com os certificados será publicada em http://iasc.cosmosearch.org.

Parabéns aos alunos pelo trabalho em que se envolveram. O nosso reconhecimento à professora Maria João Monteiro pela sua dedicação e por ter continuado a sua missão de professora, para além das aulas sumariadas, com os alunos e alunas que gostam particularmente de Física/Astronomia.

Veja abaixo algumas fotografias do projeto.{jcomments off}

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias Alunos do 7º ano colaboram com a NASA na caça a asteróides