A ESSS na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2020

Nos tempos de pandemia por que passamos, mais do que nunca, percebemos o pouco que sabemos e a urgência e importância de se investir, mais e mais, com fins pacíficos, na ciência e na investigação científica.

É de saudar o intercâmbio amistoso dos cientistas e a colaboração mundial em torno da construção da ciência e busca conjunta de soluções que melhorem a qualidade da vida e façam o Homem sentir-se orgulhoso na sua condição humana.

É de saudar a partilha do conhecimento e da construção do conhecimento entre alunos, do 12º ao 1º ano, como acontece no nosso Agrupamento; entre alunos do ensino superior e alunos do ensino secundário; entre instituições do ensino superior e escolas do ensino não superior; entre organizações que visam despertar vocações para a ciência e os seus destinatários; entre cientistas profissionais e jovens que se interrogam, quando já construíram uma visão académica da ciência. É de saudar os muitos apoios que a Câmara Municipal de Oeiras está a dar neste sentido e o envolvimento dos professores que não regateiam esforços nem empenho quando está em jogo a construção do futuro espelhado nos alunos com que trabalham.

É neste sentido e com o objetivo de celebrar a ciência e de a aproximar dos cidadãos que a Comissão Europeia desenvolve, desde 2005, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), recorrendo a consórcios internacionais, ligados ao Ensino Superior e à Investigação Científica, em mais de 30 países.

Este ano, marcada pela pandemia, a Noite Europeia dos Investigadores, com alguns eventos de natureza local espalhados pela Europa, organizou-se em torno de 200 atividades para participação online. Celebrou-se na noite de 27 para 28 de novembro e teve como tema central “Ciência e Natureza – Preservação do Património Cultural e Natural”.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras não podiam deixar de participar e participaram ativamente de duas formas diferentes: de uma forma direta e de uma forma indireta. Vamos explicar:

1- De uma forma direta, ao participarem numa visita virtual guiada ao CERN e no debate que se seguiu, onde, durante duas horas, puderam ver e saber como funciona o detetor de partículas Compact Muon Solenoid (CMS) e esclarecer dúvidas com dois cientistas portugueses que aí trabalham: José Carlos Silva e André Tinoco. Da Escola Secundária Sebastião e Silva, participaram nesta visita virtual e no debate alunos do Clube de Ciências  e os alunos de Física do 12º ano. O CERN, antigo acrónimo de Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na Suíça, pertence à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, de que Portugal também faz parte. Nele investigaram e investigam centenas de cientistas, entre os quais, vários Prémios Nobel da Física. O próprio CERN foi já 2 vezes nomeado para o Prémio Nobel da Paz, pela sua abertura desinteressada a todos os cientistas, pelo apoio ao desenvolvimento do conhecimento, o que dignifica e engrandece o Ser Humano.

2- De uma forma indireta, porque do Programa da Noite Europeia dos Investigadores  2020 (página 33) fez parte a apresentação, pelo consócio português IGC, do Projeto “Árvore de Carbono”, inserido na iniciativa Ciência + Cidadã, que resulta de uma parceria entre o Instituto Gulbenkian da Ciência (IGC), o Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) e a Câmara Municipal de Oeiras. O projeto está a ser desenvolvido por alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva, com a colaboração da empresa INOVLABS e a coordenação da professora Cristina Pinho.

VEJA AQUI

o registo da visita virtual ao CERN e do debate que se seguiu, em 27 -11-2020, entre as 21h30 e as 23h30, hora de Portugal;

a apresentação do projeto Árvore de Carbono, com texto e vídeo da responsabilidade do Instituto Gulbenkian da Ciência;

o Programa online da Noite Europeia dos Investigadores 2020.

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias A ESSS na Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2020