Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e dos 75 Anos da Libertação de Auschwitz

Nos dias 25, 27 e 28 de Janeiro de 2020, o Agrupamento de Escolas São Julião da Barra vai comemorar, com sessões destinadas a alunos do 3º ciclo, do ensino secundário e pais, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e os 75 anos da Libertação dos campos de concentração de Auschwitz.

Não podemos esquecer o genocídio ocorrido durante a II Guerra Mundial. Formamos os decisores do futuro. Aprendemos com a História, não podemos permitir que se venham a cometer os mesmos erros e horrores.

'Fala-me Disso' é o nome de um concurso de teatro destinado a alunos do Ensino Secundário do Município de Oeiras, que pretende promover o autoconhecimento, a reunião familiar e o interesse pela história do concelho. Pretende, ainda, estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências sociais e proporcionar a aquisição de técnicas em diversas disciplinas teatrais.

Muitos Parabéns aos alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva selecionados na 1ªFase do concurso smile

Realizaram-se ontem as eleições para os corpos gerentes da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.

Ao ato concorreram 5 listas que, durante os dias de campanha, animaram a Escola, sobretudo nos intervalos. Os candidatos e candidatas desdobraram-se em esforços para fazerem chegar as suas mensagens aos colegas. Tudo decorreu dentro do maior respeito democrático, como deve ser. Estão todos de parabéns: os candidatos e candidatas, pela disponibilidade que manifestaram para trabalhar em prol de uma escola melhor e mais participativa; os alunos e alunas da ESSS, pelo empenho em participar na campanha, o que completa o ato democrático.

Votaram 823 alunos dos 1540 que tinham direito a voto (a totalidade dos alunos e alunas da ESSS), o que dá uma participação de 53,4%.

Os votos foram assim distribuídos:

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESSS vai reunir a sua Assembleia Geral no dia 26 de novembro de 2019, às 19h00, para, entre outros assuntos, escolher os órgãos sociais para o ano letivo de 2019/2020.

A pedido da Sra. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, publicamos a CONVOCATÓRIA.

Foram entregues 5 listas de candidatos a cada um dos 3 órgãos de gestão da Associação de Estudantes da ESSS, para o ano letivo de 2019/2020: a Lista F, a Lista J, a Lista Phoenix, Lista U e Lista Z.

Assim, a campanha eleitoral vai realizar-se nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2019 e as eleições vão-se disputar no dia 18 de novembro de 2019. Se houver lugar a uma segunda volta, isto é, se não votarem mais de 50% dos eleitores (todos os alunos da ESSS), esta realizar-se-á no dia 20 de novembro de 2019. Em ambos os casos, as urnas estarão abertas das 9h00 às 15h00.

No dia 18 de novembro de 2019, entre as 9h00 e as 15h00, os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva vão eleger os corpos gerentes da Associação de Estudantes.

As listas devem ser entregues no Gabinete de Apoio ao Diretor (à D. Anabela ou à D. Paula) até às 12h30 do dia 06 de novembro de 2019, quarta-feira. Os impressos normalizados para apresentação das listas devem ser levantados no mesmo gabinete junto das mesmas pessoas.

A Campanha eleitoral decorre nos dias 11, 12 e 13 e 14 de novembro de 2019.

cheap webhosting

Este evento, levado a cabo pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa e que conta com o apoio do Parlamento Europeu e de Embaixadas de cada vez maior número de países vai já na sua 6ª edição. Este ano, marcaram presença 38 escolas, com cerca de 400 alunos do ensino secundário.

Coube este ano à Escola Secundária Sebastião e Silva, que participa neste evento desde a sua primeira edição, representar a Noruega nesta Grande Assembleia de Estados que tem como modelo a Assembleia Geral das Nações Unidas. Nela visa-se, acima de tudo, levar os alunos a debater os grandes princípios, processos e valores políticos inerentes aos regimes democráticos de natureza representativa.

Por iniciativa das professoras de Francês, com o envolvimento dos alunos desta língua, realizou-se, na semana de 1 a 5 de abril, na ESSS, um ciclo de cinema Francês. Nesta semana, foram passados 9 filmes, no Auditório 2 da ESSS, havendo 2 sessões  por dia, excepto no dia 5 de abril, em que houve apenas uma, a das 14h30. Os alunos podiam adquirir gratuitamente os bilhetes na receção da escola, para as duas sessões diárias. O ciclo foi aberto a toda a comunidade educativa e teve uma boa participação da mesma. Esta atividade, com ponto de partida no trabalho desenvolvido nas turmas do ensino secundário, no âmbito das competências e temas previstos, permitiu sensibilizar os alunos para a cultura e civilização francófona, trabalhar a língua num contexto diferente, contribuindo para o sucesso e motivação na aprendizagem, além de divulgar à comunidade escolar a cultura francesa na vertente do cinema.

No dia 2 de abril de 2019, no âmbito do Plano Anual de Atividades, todos os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de assistir, no Auditório 1 da ESSS, a uma peça de teatro em Inglês, levada a cena por uma companhia de teatro inglesa, a Calliope  Theatre Company.

Calliope  Theatre Company  apresentou, com muito talento, humor e criatividade, uma hilariante versão da famosa peça de William ShakespeareA Midsummer Night’s Dream”. Os alunos foram chamados a interagir e fizeram-no muito bem.

No dia 24 de abril de 2019, a mesma companhia inglesa volta à Escola Secundária Sebastião e Silva, desta vez, para apresentar o mesmo espetáculo a todos os alunos do 10º ano.

Parabéns às professoras de Inglês pela oportunidade que ofereceram aos alunos de, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidas nas aulas, usufruirem do bem cultural que é o Teatro.

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias