cheap webhosting

Este evento, levado a cabo pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) de Lisboa e que conta com o apoio do Parlamento Europeu e de Embaixadas de cada vez maior número de países vai já na sua 6ª edição. Este ano, marcaram presença 38 escolas, com cerca de 400 alunos do ensino secundário.

Coube este ano à Escola Secundária Sebastião e Silva, que participa neste evento desde a sua primeira edição, representar a Noruega nesta Grande Assembleia de Estados que tem como modelo a Assembleia Geral das Nações Unidas. Nela visa-se, acima de tudo, levar os alunos a debater os grandes princípios, processos e valores políticos inerentes aos regimes democráticos de natureza representativa.

Por iniciativa das professoras de Francês, com o envolvimento dos alunos desta língua, realizou-se, na semana de 1 a 5 de abril, na ESSS, um ciclo de cinema Francês. Nesta semana, foram passados 9 filmes, no Auditório 2 da ESSS, havendo 2 sessões  por dia, excepto no dia 5 de abril, em que houve apenas uma, a das 14h30. Os alunos podiam adquirir gratuitamente os bilhetes na receção da escola, para as duas sessões diárias. O ciclo foi aberto a toda a comunidade educativa e teve uma boa participação da mesma. Esta atividade, com ponto de partida no trabalho desenvolvido nas turmas do ensino secundário, no âmbito das competências e temas previstos, permitiu sensibilizar os alunos para a cultura e civilização francófona, trabalhar a língua num contexto diferente, contribuindo para o sucesso e motivação na aprendizagem, além de divulgar à comunidade escolar a cultura francesa na vertente do cinema.

No dia 2 de abril de 2019, no âmbito do Plano Anual de Atividades, todos os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de assistir, no Auditório 1 da ESSS, a uma peça de teatro em Inglês, levada a cena por uma companhia de teatro inglesa, a Calliope  Theatre Company.

Calliope  Theatre Company  apresentou, com muito talento, humor e criatividade, uma hilariante versão da famosa peça de William ShakespeareA Midsummer Night’s Dream”. Os alunos foram chamados a interagir e fizeram-no muito bem.

No dia 24 de abril de 2019, a mesma companhia inglesa volta à Escola Secundária Sebastião e Silva, desta vez, para apresentar o mesmo espetáculo a todos os alunos do 10º ano.

Parabéns às professoras de Inglês pela oportunidade que ofereceram aos alunos de, aplicando os conhecimentos e competências desenvolvidas nas aulas, usufruirem do bem cultural que é o Teatro.

Há no mundo, incluindo Portugal, homens que não respeitam as mulheres.
O Governo decretou luto nacional pelas vítimas de violência doméstica no dia 7 de março de 2019.
A ESSS convida todos os membros da sua comunidade a
contemplar a bandeira nacional, símbolo da nossa soberania, que hoje está a meia haste na escola;
refletir na vergonha que é haver, em Portugal, em 2019, 12 mulheres assassinadas, vítimas de violência doméstica;
colocar no braço esquerdo ou ao peito uma fita preta de luto, que pode ser levantada na portaria ou na Associação de Estudantes.

Realizaram-se hoje as eleições para os corpos gerentes da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.

Ao ato concorreram 3 listas que, durante os dias de campanha, animaram a Escola, sobretudo nos intervalos. Os candidatos e candidatas desdobraram-se em esforços para fazerem chegar as suas mensagens aos colegas. Tudo decorreu dentro do maior respeito democrático, como deve ser. Estão todos de parabéns: os candidatos e candidatas, pela disponibilidade que manifestaram para trabalhar em prol de uma escola melhor e mais participativa; os alunos e alunas da ESSS, pelo empenho em participar na campanha, o que completa o ato democrático.

Votaram 765 alunos dos 1487 que tinham direito a voto (a totalidade dos alunos e alunas da ESSS), o que dá uma participação de 51,5%.

Os votos foram assim distribuídos:

Foram entregues 3 listas de candidatos a cada um dos 3 órgãos de gestão da Associação de Estudantes da ESSS, para o ano letivo de 2018/2019: a Lista B, a Lista I e a Lista M.

Por proposta conjunta das 3 listas, com o fundamento de que o calendário estabelecido coincide com muitos testes marcados, foram alteradas as datas da eleição e da campanha eleitoral.

Assim, a campanha eleitoral vai realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2018 e as eleições vão-se disputar no dia 9 de novembro de 2018. Se houver lugar a uma segunda volta, isto é, se não votarem mais de 50% dos eleitores (todos os alunos da ESSS), esta realizar-se-á no dia 13 de novembro de 2018. Em ambos os casos, as urnas estarão abertas das 9h00 às 15h00.

NOTÍCIA ALTERADA. VER NOTÍCIA "Eleições para a Associação de Estudantes - 2018/2019 - II"

No dia 29 de outubro de 2018, entre as 9h00 e as 15h00, os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva vão eleger os corpos gerentes da Associação de Estudantes.

As listas devem ser entregues, na Gabinete de Apoio ao Diretor (à D. Marina ou à D. Paula), até às 12h30 do dia 19 de outubro de 2018, sexta-feira. Os impressos normalizados para apresentação das listas devem ser levantados no mesmo gabinete junto das mesmas pessoas.

A Campanha eleitoral decorre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2018.

No dia 4 de outubro de 2018, 1º dia da semana mundial do espaço, os alunos de Física e de Física e Química A da Escola Secundária Sebastião e Silva tiveram oportunidade de, durante 2 horas, ouvir, via skype, o astronauta americano Don Thomas a falar sobre a exploração espacial, sobre as experiências científicas em que participou nas suas 4 missões ao espaço, a dar um testemunho da sua vida, a incentivar os juvens a olhar para o espaço e a responder às questões que os alunos e alunas da ESSS lhe colocaram.

O grupo disciplinar de Física do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, tem dado grande importância à semana mundial do espaço, promovendo todos os anos atividades de grande impacto junto dos alunos do curso de ciências e tecnologias, favorecendo a sua formação de excelência. Em 2015, promoveu a primeira videoconferência do astronauta Don Thomas com os alunos de Física da ESSS; em 2016, promoveu uma videoconferência do mesmo género, mas, desta vez, com um cosmonauta russo, o diretor do Centro de Treinos Yuri Gagarin (Rússia); em 2017, um grupo de alunos e professores da ESSS visitou o Centro de Treinos Yuri Gagarin. Este ano, realizou-se uma nova videoconferência com o astronauta americano Don Thomas que, no apoio à sua realização, contou com 2 ex-alunos que participaram, há 3 anos, na primeira vidoconferência e que estudam atualmente no ensino superior.

CimeiraDemocracia2018 07 alunos da disciplina de Ciência Política, pertencentes às turmas F e J do 12º ano, participaram, no passado dia 19 de abril de 2018, em representação da Escola Secundária Sebastião e Silva, na Cimeira das Democracias 2018, que se realizou na Universidade Católica de Lisboa, .

A Cimeira das Democracias é um evento anual, organizado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, com o apoio de Embaixadas e do Parlamento Europeu, em que, com os objetivos de estimular a pesquisa e o debate sobre princípios, processos e valores políticos da maior relevância para a perceção das nossas sociedades, se simula uma Grande Assembleia de Estados, onde cada um é corporizado por uma equipa de estudantes participante.

À equipa da Escola Secundária Sebastião e Silva coube corporizar, nesta "Cimeira", o Estado Espanhol, o que lhe deu a oportunidade de recolher informação atualizada sobre Espanha, estudar alguns dociês, aplicar os conhecimentos adquiridos no âmbito da disciplina de Ciência Política e mobilizar a sua visão, espírito crítico e vontade de intervir nesta simulação.

Este ano, o tema da "Cimeira" foi a Liberdade de Expressão Hoje.

Aos alunos que se empenharam e representaram a ESSS e ao seu professor de Ciência Política, Dr. Jorge Leal, os nossos parabéns.

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias