As Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do Secundário, público ou privado.

Embora em muitos países já existam Olimpíadas de Biologia há mais de três décadas, as Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) foram criadas em 1989, sob a égide da UNESCO e são um concurso destinado a jovens talentosos do ensino secundário. Tendo a primeira edição ocorrido em 1990, em Olomouc, na então Checoslováquia, com apenas seis países, conta hoje, passadas 27 edições, com mais de 80 países participantes.

O impacto deste evento, onde os estudantes são chamados a testar as suas capacidades na abordagem e resolução de problemas biológicos, estimulou muitos países a criarem a sua própria Olimpíada Nacional de Biologia, condição indispensável para poder participar nas IBO.

Este ano OS NOSSOS ALUNOS DO 10° ANO, da Escola Secundária Sebastião e Silva, conquistaram 4 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata, 7 medalhas de bronze e 7 diplomas de mérito.
 

Ao fim de 542 dias a orbitar a Terra, que responde aos que dizem que a Terra é plana? Quando esteve no espaço, como tinha notícias da sua família? Qual é o top 3 das coisas mais bonitas que viu do espaço? Quando passou o seu quingentésimo dia no espaço, como comemorou? Gostava agora de ir a Marte? Como imagina o futuro do nosso planeta Terra? O que pensava quando, no espaço, olhava para o infinito e para a nossa Terra? De que mais sentiu falta no espaço? Quando regressou, quanto tempo levou a adaptar-se à Terra?

Estas foram algumas das perguntas que os alunos do Ensino Secundário, das Escolas Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, e Secundária da Maia, e alunos do Ensino Superior, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, puderam fazer em direto ao cosmonauta russo Michail Kornienko, no dia 14-04-2021, numa sessão organizada pela Universidade do Porto, pela professora Cristina Pinho do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e pelo Senhor Vladimir Luzgin, antigo adido cultural da Embaixada da Federação Russa em Lisboa  e grande amigo de Oeiras e do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

____________________________________

Nos tempos de pandemia por que passamos, mais do que nunca, percebemos o pouco que sabemos e a urgência e importância de se investir, mais e mais, com fins pacíficos, na ciência e na investigação científica.

É de saudar o intercâmbio amistoso dos cientistas e a colaboração mundial em torno da construção da ciência e busca conjunta de soluções que melhorem a qualidade da vida e façam o Homem sentir-se orgulhoso na sua condição humana.

É de saudar a partilha do conhecimento e da construção do conhecimento entre alunos, do 12º ao 1º ano, como acontece no nosso Agrupamento; entre alunos do ensino superior e alunos do ensino secundário; entre instituições do ensino superior e escolas do ensino não superior; entre organizações que visam despertar vocações para a ciência e os seus destinatários; entre cientistas profissionais e jovens que se interrogam, quando já construíram uma visão académica da ciência. É de saudar os muitos apoios que a Câmara Municipal de Oeiras está a dar neste sentido e o envolvimento dos professores que não regateiam esforços nem empenho quando está em jogo a construção do futuro espelhado nos alunos com que trabalham.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Sebastião e Silva elegeu, no passado dia 23 de novembro, os seus corpos sociais para o ano letivo de 2020/2021.
Carla Susana Esteves Silva Araújo, Pedro Manuel de Almeida RibeiroPaulo Alexandre Santos da Silva são os presidentes, respetivamente, da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal.

A todos os eleitos os nossos parabéns e votos de um bom trabalho.

No dia 23 de novembro de 2020, reúne a Assembleia Geral da Associação da Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, para, entre outros assuntos, eleger os Corpos Sociais para o ano letivo de 2020/2021.
A Assembleia terá lugar no Auditório 2 da Escola Secundária Sebastião e Silva às 19h00.
O Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra agradece à Direção que agora termina funções a disponibilidade que sempre mostrou para trabalhar com o Agrupamento e a sua colaboração no encontro de soluções para os problemas que foram surgindo. Aos novos corpos sociais manifesta a sua disponibilidade para um trabalho conjunto e deseja as maiores felicidades.
Veja aqui a CONVOCATÓRIA e os restantes pontos da Ordem de Trabalhos.

Com todas as precauções e cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas, a grande vontade de aprender e promover uma formação de excelência para os alunos não permitiu que o coronavírus impedisse as comemorações da Semana Mundial do Espaço  no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, como tivemos oportunidade já de divulgar em notícia publicada na página de entrada do site do Agrupamento.

Impuseram as circunstâncias que as conferências dessem lugar às videoconferências e aos webinares, mas também houve lugar para atividades, como "Treina como um astronauta", para exposições, concursos e cinema. O Clube Ciência Viva do Agrupamento, coordenado pela professora Cristina Pinho, envolveu-se com muito empenho e os alunos chegaram ao fim mais conhecedores das questões do espaço e das pesquisas de ponta que se fazem hoje nos principais centros de investigação do mundo no domínio da Física. Tal como aconteceu nos anos anteriores, o evento que mais cativou a expectativa dos alunos foi a videoconferência de um astronauta que, este ano, foi realizada pelo astronauta da NASA Don Thomas.

O espaço vai empregar muitos dos jovens que hoje estudam no ensino não superior. Muito do conforto de que hoje já não abdicamos depende do espaço e da aplicação comercial dos conhecimentos que a Humanidade sobre o espaço já possui.

No dia 25 de setembro de 2020, as turmas E, F e M do 12º ano foram ao cinema ao Oeiras Parque assistir ao filme Radioativo, acompanhadas pelos  professores Cristina Pinho, Margarida Pires, Célia Eusébio, Luísa Carvalho, Ana Valério e Nuno Santos, pelo Diretor Domingos Santos, pela Subdiretora Hermínia Poejo e pela Presidente da Sociedade Portuguesa de Física, Professora Doutora Conceição Abreu Silva.

O trailer do filme pode ser acedido através do seguinte link Trailer do filme Radioativo.

A distribuição dos lugares foi feita consoante as novas regras de distanciamento e segurança social devido à Covid-19 e a utilização de máscara foi obrigatória durante toda a permanência no espaço. Não houve ajuntamentos no ponto de encontro e a entrada na sala de cinema foi feita à vez, em pequenos grupos de quatro alunos, e todos sentados com um lugar de intervalo. A saída, por sua vez, foi feita ordeiramente, fila por fila, de modo a não criar grandes aglomerados.

Fazer ciência com os alunos é motivá-los para o seu FUTURO. Damos as ferramentas e eles são capazes de fazer descobertas astronómicas -- diz a professora de Física Maria João Monteiro, que acompanhou 15 alunos e alunas do 7º ano do Clube de Ciências na análise minuciosa, com a ajuda do software Astrométrica, de milhares e milhares de imagens da cintura de Asteróides situada entre Marte e Júpiter, captadas por um potente telescópio da NASA instalado no Hawai

Os alunos e a professora reuniram-se todas as sextas-feiras à tarde na sala A0.1, de 17 de janeiro a 12 de fevereiro de 2020, e nesta sala fez-se pesquisa, séria e com prazer, para a NASA, em benefício da Humanidade. Realizou-se caça a asteróides possivelmente ainda não identificados. Os alunos reportaram vários objetos suspeitos com as respetivas coordenadas para que os cientistas da NASA possam confirmar e, se tal acontecer, atribuir-lhes nomes, acompanhar as suas órbitas e prever uma possíveis aproximações à Terra

Comemoração do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e dos 75 Anos da Libertação de Auschwitz

Nos dias 25, 27 e 28 de Janeiro de 2020, o Agrupamento de Escolas São Julião da Barra vai comemorar, com sessões destinadas a alunos do 3º ciclo, do ensino secundário e pais, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e os 75 anos da Libertação dos campos de concentração de Auschwitz.

Não podemos esquecer o genocídio ocorrido durante a II Guerra Mundial. Formamos os decisores do futuro. Aprendemos com a História, não podemos permitir que se venham a cometer os mesmos erros e horrores.

'Fala-me Disso' é o nome de um concurso de teatro destinado a alunos do Ensino Secundário do Município de Oeiras, que pretende promover o autoconhecimento, a reunião familiar e o interesse pela história do concelho. Pretende, ainda, estimular a criatividade e o desenvolvimento de competências sociais e proporcionar a aquisição de técnicas em diversas disciplinas teatrais.

Muitos Parabéns aos alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva selecionados na 1ªFase do concurso smile

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias