As notícias referentes à Escola Secundária Sebastião e Silva deixam de ser publicadas na página da escola e passam a ser todas publicadas na página de notícias do Agrupamento, por se considerar mais prático e acessível.

Rita Fernandes, aluna do 11ºano, foi uma das alunas do ensino secundário selecionada para participar no Programa Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia, organizado pela Agência Espacial Portuguesa - Portugal Space

Candidatou-se a este Programa, por sua própria iniciativa, e durante o ano letivo passado realizou com sucesso as diversas provas e foi com grande entusiasmo que, no início das férias, soube que tinha sido um dos 30 selecionados a nível nacional. 

Para se preparar para o voo realizou um estágio de 3 dias em Beja e o voo decorreu na passada 6ªfeira, dia 16 de Setembro às 10h.

O Projeto Árvore de Carbono tem como objetivo capacitar os jovens (e outros cidadãos) a pensar criticamente sobre um problema que afeta diretamente as suas vidas e as da sua comunidade  – a poluição atmosférica. Durante o projeto os participantes constroem estações de monitorização da qualidade do ar (de baixo custo) que são usadas por eles para investigarem questões ambientais e de saúde pública do seu interesse. As estações são equipadas com vários sensores  para diferentes poluentes atmosféricos relevantes (monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio e PMs) e também com um sensor para dióxido de carbono (CO2) – um gás de estufa – para os participantes poderem estudar e refletir sobre questões relacionadas com produção antropogénica de CO2 e as suas consequências climáticas. Através deste processo os participantes identificam problemas nas suas comunidades relacionados com a qualidade do ar e propõem soluções a nível comportamental, societal e de políticas públicas.

É com enorme prazer que informamos que o aluno Gabriel Neto, do 10ºano, ficou entre os 10 primeiros classificados da Categoria Sénior 10º ano das Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2022.

A cerimónia de entrega dos prémios, irá realizar-se no próximo dia 04 de junho de 2022pelas 15:00hno Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

A primeira eliminatória das Olimpíadas de Biologia Categoria Sénior 11º ano/ 12ºano realizou-se no passado dia 26 de janeiro. Inscreveram-se oitenta e quatro alunos, compareceram cinquenta e nove alunos e foram apurados vinte e oito alunos. 

Realizaram-se no passado dia 9 de novembro as eleições para os corpos sociais da Associação de Estudantes da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.

Ao ato concorreram 4 listas que, durante os dias de campanha, animaram a Escola, sobretudo nos intervalos. Os candidatos e candidatas desdobraram-se em esforços para fazerem chegar as suas mensagens aos colegas. Tudo decorreu dentro do maior respeito democrático, como deve ser. Estão todos de parabéns: os candidatos e candidatas, pela disponibilidade que manifestaram para trabalhar em prol de uma escola melhor e mais participativa; os alunos e alunas da ESSS, pelo empenho em participar na campanha, o que completa o ato democrático.

Votaram 724 alunos dos 1355 que tinham direito a voto (a totalidade dos alunos e alunas da ESSS), o que dá uma participação de 53,4%.

Os votos foram assim distribuídos:

Dado que a Direção da Associação de Estudantes cessante não desencadeou, como preveem os seus Estatutos, o processo eleitoral para a escolha dos novos corpos sociais, antes de terminar o mandato, e uma vez que há alunos que manifestaram o seu interesse em se candidatar, a Diretora do Agrupamento, ciente de que é bom para a Escola haver uma Associação representativa dos Estudantes em atividade, decidiu, ouvidos alguns alunos interessados em concorrer, pôr em marcha o processo eleitoral.

Assim, no dia 9 de novembro de 2021, entre as 9h00 e as 17h00, os alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva vão eleger os corpos sociais da Associação de Estudantes.

A Campanha eleitoral decorrerá nos dias 3, 4  e 5 de novembro de 2021.

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia Sénior são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do Secundário, público ou privado.

Embora em muitos países já existam Olimpíadas de Biologia há mais de três décadas, as Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO) foram criadas em 1989, sob a égide da UNESCO e são um concurso destinado a jovens talentosos do ensino secundário. Tendo a primeira edição ocorrido em 1990, em Olomouc, na então Checoslováquia, com apenas seis países, conta hoje, passadas 27 edições, com mais de 80 países participantes.

O impacto deste evento, onde os estudantes são chamados a testar as suas capacidades na abordagem e resolução de problemas biológicos, estimulou muitos países a criarem a sua própria Olimpíada Nacional de Biologia, condição indispensável para poder participar nas IBO.

Este ano OS NOSSOS ALUNOS DO 10° ANO, da Escola Secundária Sebastião e Silva, conquistaram 4 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata, 7 medalhas de bronze e 7 diplomas de mérito.
 

Ao fim de 542 dias a orbitar a Terra, que responde aos que dizem que a Terra é plana? Quando esteve no espaço, como tinha notícias da sua família? Qual é o top 3 das coisas mais bonitas que viu do espaço? Quando passou o seu quingentésimo dia no espaço, como comemorou? Gostava agora de ir a Marte? Como imagina o futuro do nosso planeta Terra? O que pensava quando, no espaço, olhava para o infinito e para a nossa Terra? De que mais sentiu falta no espaço? Quando regressou, quanto tempo levou a adaptar-se à Terra?

Estas foram algumas das perguntas que os alunos do Ensino Secundário, das Escolas Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, e Secundária da Maia, e alunos do Ensino Superior, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, puderam fazer em direto ao cosmonauta russo Michail Kornienko, no dia 14-04-2021, numa sessão organizada pela Universidade do Porto, pela professora Cristina Pinho do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e pelo Senhor Vladimir Luzgin, antigo adido cultural da Embaixada da Federação Russa em Lisboa  e grande amigo de Oeiras e do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

____________________________________

Nos tempos de pandemia por que passamos, mais do que nunca, percebemos o pouco que sabemos e a urgência e importância de se investir, mais e mais, com fins pacíficos, na ciência e na investigação científica.

É de saudar o intercâmbio amistoso dos cientistas e a colaboração mundial em torno da construção da ciência e busca conjunta de soluções que melhorem a qualidade da vida e façam o Homem sentir-se orgulhoso na sua condição humana.

É de saudar a partilha do conhecimento e da construção do conhecimento entre alunos, do 12º ao 1º ano, como acontece no nosso Agrupamento; entre alunos do ensino superior e alunos do ensino secundário; entre instituições do ensino superior e escolas do ensino não superior; entre organizações que visam despertar vocações para a ciência e os seus destinatários; entre cientistas profissionais e jovens que se interrogam, quando já construíram uma visão académica da ciência. É de saudar os muitos apoios que a Câmara Municipal de Oeiras está a dar neste sentido e o envolvimento dos professores que não regateiam esforços nem empenho quando está em jogo a construção do futuro espelhado nos alunos com que trabalham.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Sebastião e Silva elegeu, no passado dia 23 de novembro, os seus corpos sociais para o ano letivo de 2020/2021.
Carla Susana Esteves Silva Araújo, Pedro Manuel de Almeida RibeiroPaulo Alexandre Santos da Silva são os presidentes, respetivamente, da Assembleia Geral, da Direção e do Conselho Fiscal.

A todos os eleitos os nossos parabéns e votos de um bom trabalho.

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias