Elencos disciplinares para 2020/2021, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 24 de junho de 2020:

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
10º Ano
11º Ano
12º Ano

NOTAS:

Em 2020/2021, todos os anos de escolaridade, à exceção do 4º ano do 1º Ciclo, vão funcionar ao abrigo do Dec.-Lei nº 55/2018.
  
De acordo com este Diploma, as disciplinas de opção devem ser oferecidas tendo em conta, entre outras ponderações, o PERFIL DO ALUNO e o PROJETO EDUCATIVO do Agrupamento. No 12º ano, as disciplinas de opção dividem-se em dois conjuntos: um ligado diretamente à formação específica e, portanto, diferente de curso para curso; outro de disciplinas transversais oferecidas OBRIGATORIAMENTE a todos os alunos do 12º Ano, independentemente do Curso que frequentem. Assim, foi decidido retirar deste segundo conjunto a disciplina de Aplicações Informáticas B por a ESSS não ter equipamentos, nem condições para a oferecer a todos os alunos do 12º ano e não ser possível, por força do Dec.-Lei nº 55/2018, oferecê-la aos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias, como acontecia até aqui. Em contrapartida, foram introduzidas na oferta disciplinas novas, como é o caso do Grego que é uma mais-valia para os alunos de ciências, pelos horizontes que lhes abre à compreensão etimológica de centenas de palavras das nomenclaturas científicas com que vão trabalhar no Ensino Superior. As disciplinas deste conjunto foram escolhidas tendo em conta a formação humanística para que aponta o PERFIL DO ALUNO e que o PROJETO EDUCATIVO quer garantir que todos adquiram antes de sairem do Agrupamento.

No 7º ano, a oferta da segunda língua estrangeira foi enriquecida com a introdução do Alemão.

Manteve-se a Oficina de Teatro como Complemento à Educação Artística nos 3 anos do 3º Ciclo e a Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) na Oferta Complementar do 9º ano.

No 1º Ciclo, como Oferta Complementar, introduziu-se a disciplina de Jogos matemáticos, Robótica e Programação, no 1º e 2º anos, e a disciplina de Leitura e Escrita Criativas, no 3º e 4º anos.

Há, ainda, uma recomendação do Conselho Pedagógico para que se dinamizem clubes de complemento à Educação Artística no 2º Ciclo, de inscrição facultativa e frequência obrigatória, o que vai acontecer.

 

No contexto da pandemia causada pelo SARS-cov-2, foi produzida legislação nova e alterada legislação já existente relativa às Provas e Exames Nacionais.

Assim, chama-se a atenção para o site do Júri Nacional de Exames (JNE), especialmente para a página da legislação.

Se vai fazer exames, não deixe de consultar o site do IAVE

Leia também o Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras 

... e, ainda, os nossos

AVISO 5 - INSCRIÇÕES PARA EXAMES - ALTERAÇÕES, publicado no site do Agrupamento em 7 de maio de 2020;

AVISO 4 - ABERTURA DAS INSCRIÇÕES À DISTÂNCIA PARA PROVAS E EXAMES, publicado no site do Agrupamento em 17 de março de 2020.

 

CALENDÁRIOS

Exames nacionais
Consulte o ANEXO III do Dec.-Lei nº 14-G/2020, de 13 de abril

Provas de Equivalência à Frequência
Ensino Secundário
3º Ciclo

A COVID-19 obrigou-nos a fazer um Plano de Contingência que, praticamente, não se aplicou devido ao fecho das escolas a partir de 16 de março de 2020.

O retorno a aulas presenciais dos 11º e 12º anos em 18 de maio e do pré-escolar em 1 de junho de 2020, obrigou-nos a atualizar o Plano de Contingência e a revogar o publicado em 10 de março de 2020.

É da máxima importância que todos os membros da comunidade educativa leiam e apliquem as normas constantes no Plano de Contingência

Plano de Contingência de 10-03-2020 - REVOGADO
     (Revogado pela publicação do Plano de Contingência Atualizado, de 18-05-2020)

PLANO DE CONTINGÊNCIA ATUALIZADO em 18-05-2020
     (Atualização necessária e decorrente do retorno às aulas dos alunos dos 11º e 12º anos, em 18-05-2020, e das crianças do pré-escolar em 01-06-2020)
   ANEXO I - Competências  e tarefas  a desempenhar  pelo encarregado geral do pessoal na ESSS, no contexto da COVID-19
   ANEXO II - Adenda ao Plano Atualizado para aplicação na EB Gomes Freire de Andrade, a partir de 01-06-2020
   ANEXO III - Adenda ao Plano Atualizado para aplicação na EB  Manuel Beça Múrias, a partir de 01-06-2020

  

«VOLTAR 
(a Instrumentos de gestão
de emanação interna) 


«VOLTAR 
(à página de entrada do site) 

Matrículas no pré-escolar e no 1º ano

> de 4 de maio a 30 de junho, no Portal das matrículas.

Renovação da matrícula

> Para o , e 10º anos, no Portal das matrículas, durante 5 dias úteis a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período.

   Por ter havido um lapso (foi pedido aos Diretores de Turma para avisarem os alunos/encarregados de educação), o parágrafo ANTERIOR foi CORRIGIDO, passando a ter a seguinte redação: 
  Para o  e 10º anos, no Portal das matrículas, durante 3 DIAS ÚTEIS a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período, de acordo com o nº 3 do artigo 8º do Despacho Normativo nº 5/2020, que dá nova redação ao Despacho Normativo nº 6/2018.

   Indicar 5 escolas por ordem decrescente da preferência. Depois da publicação das listas de colocação, 5 dias úteis para confirmar a aceitação. A não confirmação liberta vaga para alunos não colocados.
  
> No pré-escolar, até 15 de junho.
  
> Nos anos não iniciais dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, durante 5 dias úteis a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período.

 Por ter havido um lapso (foi pedido aos Diretores de Turma para avisarem os alunos/encarregados de educação), o parágrafo ANTERIOR foi CORRIGIDOpassando a ter a seguinte redação: 
  Nos anos não iniciais dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, durante 3 DIAS ÚTEIS a contar da divulgação no INOVAR das avaliações do 3º período, de acordo com o nº 3 do artigo 8º do Despacho Normativo nº 5/2020, que dá nova redação ao Despacho Normativo nº 6/2018.

 


Afixação nas escolas das listas dos candidatos admitidos

> Pré-escolar: 24 de julho.
> 1º ano: 30 de julho.

 

Para reforçar a oferta de ajuda telefónica a quem precisar ou, não sendo possível resolver o problema pelo telefone, marcar data/hora para ajuda presencial, divulgamos aqui um contacto telefónico para o efeito, disponível das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00:  966 001 216.

 

  
Candidaturas a subsídios da Ação Social Escolar (ASE)

Prazo: até 20 de julho de 2020

As candidaturas a subsídios da Ação Social Escolar para o ano letivo de 2020/2021 devem ser feitas até ao dia 20 de julho de 2020. Para tal, os Encarregados de Educação devem

1. imprimir a partir dos links abaixo indicados as fichas de candidatura ou, em alternativa, levantá-las na Secretaria da ESSS, junto do Sr. Marques (Assistente Técnico).

2.
   a) Para se candidatar a subsídios de refeição, material escolar, visitas de estudo e bolsas de mérito, preencher a "FichaCandidatura-ASE", anexar a declaração do Escalão de Abono de Família da Segurança Social e entregar tudo, até ao dia 20 de julho de 2020, na Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, ao Sr. Marques (assistente técnico) ou, em alternativa, digitalizar todos os documentos referidos, devida e completamente preenchidos e assinados, e enviá-los para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, ainda, enviá-los por correio para Escola Secundária Sebastião e Silva, a/c do Sr. Marques, Rua do Liceu, 2780-061 OEIRAS (também até 20 de julho de 2020).
    
   b) Para se candidatar a subsídio de transporte escolar tem que ser menor de 18 anos, residir a mais de 3,5 quilómetros do estabelecimento de ensino e não ter tido oferta do curso pretendido mais perto da sua residência ou ter concorrido para mais perto e não ter obtido vaga na escola.
     Reunidas estas condições, para se candidatar, deve preencher a "FichaCandidatura-TransportesEscolares", anexar comprovativo de morada e fotocópia do passe e entregar tudo, até ao dia 20 de julho de 2020, na Secretaria da Escola Secundária Sebastião e Silva, ao Sr. Marques (assistente técnico) ou, em alternativa, digitalizar todos os documentos referidos, devida e completamente preenchidos e assinados, e enviá-los para o mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou, ainda, enviá-los por correio, também até ao dia 20 de julho de 2020, para Escola Secundária Sebastião e Silva, a/c do Sr. Marques, Rua do Liceu, 2780-061 OEIRAS. Se o aluno tiver necessidades educativas especiais, anexar também relatório mencionando o grau de incapacidade.

NOTA: para qualquer dúvida ou para marcar a entrega pessoal dos documentos na secretaria da ESSS, ligue, por favor, para o telemóvel nº 966 001 173 (Sr. Marques), das 9h30 às 12h30 ou das 14h00 às 16h30.


IMPRESSOS PARA CANDIDATURAS ASE
FichaCandidatura-ASE
FichaCandidatura-TransportesEscolares

 

Para informações mais completas

AVISO sobre matrículas para 2020/2021
Despacho normativo nº 5/2020, de 21 de abril, sobre matrículas
Portal das matrículas (plataforma do Ministério da Educação)

 

 

 

Os critérios de avaliação constituem os referenciais obrigatórios e comuns a todo o agrupamento para a avaliação dos alunos.

Os professores devem densificar os indicadores destes critérios, explicá-los aos alunos, aplicá-los e levar os alunos a aplicá-los também no processo de autoavaliação.

Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, exercendo as competências que lhe confere a alínea e) do artigo 33º do Dec.-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, republicado pelo Dec.-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, aprovou, por unanimidade, na sua reunião de 17-10-2019, os CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO para o ano letivo de 2019/2020.

Por causa da pandemia causada pela Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas a partir de 16 de março de 2020, passando os alunos a ensino à distância e os professores a teletrabalho. Face a estas mudanças, foi necessário rever os Critérios de Avaliação, o que o Conselho Pedagógico fez na sua reunião de 16 de abril de 2020, depois de ouvir os grupos disciplinares. Nesta mesma reunião, acrescentou novos instrumentos de avaliação, sobretudo ao nível do parâmetro "Testes", a entrar em vigor só no terceiro período, e aprovou, por unanimidade, uma Versão Revista dos Critérios que substitui a anterior e que abaixo se publica.

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
Critérios gerais de avaliação para 2019/2020 - VERSÃO ATUALIZADA em 16-04-2020
     (aprovados pelo Conselho Pedagógico em 17-10-2019 e revistos em 16-04-2020, face à COVID-19)

NORMAS PARA UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO SUMATIVA
pdfNEP1/2013_2014 determinada por despacho de 18.11.2014 - continua em vigor em 2019/2020

A receção aos alunos realiza-se nas escolas que eles vão frequentar, no dia 13 de setembro de 2019.

Neste dia, os alunos serão recebidos pelos professores titulares de turma ou educadoras, das 9h00 às 11h00, ou pelos diretores de turma, nas escolas Básica de São Julião da Barra e Secundária Sebastião e Silva, nos horários e salas abaixo indicados.

Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras.

Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras.

pdf1º ciclo
pdf2º ciclo
pdf3º ciclo
pdfSecundário

NOTAS:

1. No Agrupamento de Escolas de São Julião da BarraOeiraspara a mesma disciplina e anoos manuais adotados são os mesmos em todas as escolas.

2. O Estado disponibiliza, por empréstimo, a todos os anos de escolaridade (do 1º ao 12º ano) e a todos os alunos os manuais escolares adotados. Estes manuais devem ser estimados e usados com cuidado, não devem ser escritos com anotações ou comentários, pois devem ser devolvidos no final de cada ano letivo, para serem disponibilizados a outros alunos no ano letivo seguinte. Assim, todas as anotações, comentários e exercícios propostos no manual devem ser feitos fora do manual.

3. Chama-se a atenção para o seguinte, que é muito importante: com o manual de papel emprestado, o Estado oferece a cada aluno o mesmo manual em formato app. As aplicações devem ser descarregadas para uma pasta do aluno, de preferência na cloud, para que possa aceder às mesmas através de dispositivos com os sistemas operativos Windows, Android ou IOS. Os alunos podem e devem usar estas aplicações para estudar, fazer exercícios, seguir a matéria, etc., pois elas têm muito mais potencialidades que os manuais em formato papel e tornam a mochila muito mais leve.

O Plano curricular do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, a desenvolver em 2019/2020, foi fixado por Despacho do Diretor de 20 de agosto de 2019, a partir das deliberações dos conselhos pedagógico e geral, nas matérias das suas competências. Nele pode encontrar o seu enquadramento legal, as linhas orientadoras para o seu desenvolvimento, as matrizes curriculares e elencos disciplinares oferecidos pelo Agrupamento e os critérios para a constituição das turmas e dos horários.

Plano Curricular do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, a desenvolver em 2019/2020.

 

 

INSTRUMENTOS DO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA

"1 — O projeto educativo, o regulamento interno, os planos anual e plurianual de atividades e o orçamento constituem instrumentos do exercício da autonomia de todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas (...).
2 — São ainda instrumentos de autonomia dos agrupamentos de escolas e das escolas não agrupadas, para efeitos da respetiva prestação de contas, o relatório anual de atividades, a conta de gerência e o relatório de autoavaliação (...)."

(Números 1 e 2 do Artigo 9º do Dec.-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, na redação que lhe confere o Dec.-Lei nº 137/2012, de 2 de julho) 

     

pdfREGULAMENTO INTERNO
(Aprovado pelo Conselho Geral Transitório em 16-07-2013, com as alterações introduzidas pelo Conselho Geral em junho e julho de 2014 e em julho de 2019)
     pdfAnexo I - Tipologia de comportamentos para efeitos de aplicação de medidas disciplinares - aprovado pelo Conselho Geral em 17-07-2014.
     pdfAnexo II - Propinas suplementares para alunos fora da escolaridade obrigatória que apresentem pedido de matrícula fora de prazo, de acordo com as alíneas a) e b) do ponto 4 do artigo 6º do Despacho Normativo nº 6/2018, de 12 de abril - aprovado pelo Conselho Geral em 10-05-2018). 
     pdfAnexo III -  Regulamentação, por questões de segurança, das entradas dos encarregados de educação nas escolas - aprovado pelo Conselho Geral em 19-12-2019.
__________

 pdfPROJETO EDUCATIVO
 (Aprovado pelo Conselho Geral em 17-03-2016)
htmlANEXO 1 - ESSS: apontamento histórico
htmlANEXO 2 - EBSJB: apontamento histórico
htmlANEXO 3 - EBCF: apontamento histórico
htmlANEXO 4 - EBGFA: apontamento histórico
htmlANEXO 5 - EBMBM: apontamento histórico
htmlANEXO 6 - Total de alunos em 2014/2015 e  em 2015/2016
htmlANEXO 7 -  Organograma do AESJB de 2013 a 2017
htmlANEXO 8 - Despacho de reestruturação do AESJB
htmlAnexo 9 - Diagnóstico social e educativo de Oeiras, 2008
htmlANEXO 10 - ESCXEL: resultados no concelho de Oeiras de 2010 a 2015
htmlANEXO 11 - ESCXEL: resultados do AESJB de 2010 a 2015
htmlANEXO 12 - Ranking de 2014
__________  

pdfPLANO ANUAL DE ATIVIDADES DE 2019/2020 - em elaboração
pdfPlano Anual de Atividades 2018/2019 - aprovado pelo Conselho Geral em 22-11-2018

⇒ link para Planos Anuais de Atividades de anos anteriores

pdfRELATÓRIO DE GESTÃO DE 2018 - aprovado pelo Conselho Geral em 23-05-2019 

⇒ link para Relatórios de Gestão de anos anteriores
_________

pdfRELATÓRIO DA AUTOAVALIAÇÃO - realizado pela equipa da autoavaliação do Agrupamento em 2015/2016 

 

««VOLTAR

Está em... Início Escxel AESJB Estáticos