NOTÍCIA ALTERADA EM 31-01-2019, COM INTRODUÇÃO DE UMA FOTOGRAFIA DO EVENTO.

Na próxima quarta-feira, dia 30 de janeiro de 2019, às 16h30, no Auditório 1 da ESSS, vai dar-se início à 3ª ronda das CONVERSAS NO LICEU, uma iniciativa do professor Rogério Manita e Sousa que teve a sua primeira ronda há dois anos.
O enfoque desta próxima conversa vai ser na História. "A importância do ensino da História ou as estórias da História" é o título. Os convidados são a Professora Doutora Raquel Varela e o Professor Doutor Miguel Monteiro de Barros.
Professora Doutora Raquel Varela é conhecida por ser historiadora e investigadora, mas também membro de um painel de programa de TV, tendo sido coordenadora do Projeto sobre as Condições de Vida e Trabalho dos Professores em Portugal, o Professor DoutorMiguel Monteiro de Barros é historiadorprofessor do Ensino Básico e Secundário e assessor do Plano Nacional de Leitura e do Instituto de Avaliação Educativa, sendo Presidente da Associação dos Professores de História.
 
Estão reunidas as condições para uma boa conversa e espera-se a vossa participação.
 

        NOTÍCIA ALTERADA EM 27-01-2019, COM  A INTRODUÇÃO DE FOTOGRAFIAS DOS EVENTOS     

      A ONU declarou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica, por duas razões, a saber:

     a primeira, porque faz, em 2019, cento e cinquenta anos que o professor de Física e Química russo Dmitri Ivanovich Mendeleev  organizou e apresentou em tabela, pela primeira vez na História, os elementos químicos na altura conhecidos, nas suas relações de semelhança e de diferença, de forma útil à compreensão da constituição da matéria e à manipulação e utilização racional das suas propriedades, o que representou um largo caminho que se abriu para o desenvolvimento do conhecimento moderno da Natureza;

     a segunda, porque reconhece a importância da Química para a promoção do desenvolvimento sustentável, fornecendo soluções para desafios globais nos campos da energia, do ambiente e da medicina, entre muitos outros.

Neste contexto, não podia o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, deixar de responder ao ensejo da ONU e aproveitar a efeméride para, com algumas iniciativas, perseguir os objetivos do seu Projeto Educativo de formar os seus alunos para a excelência, tanto no domínio do saber académico, quanto nos domínios da cidadania.

Assim, o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, vai celebrar a efeméride com duas palestras a realizar no Auditório 1 da ESSS, no dia 25 de janeiro de 2019, orientadas para os alunos do ensino secundário: uma, às 10:30 horas, proferida pelo Professor Doutor Adelino Galvão do Instituto Superior Técnico, que abordará a Tabela Periódica na perspetiva de um Químico; outra, às 11:30 horas, no mesmo Auditório 1, proferida pelo Professor e Investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas  (LIP) Daniel Galaviz, que abordará a Tabela Periódica na perspetiva de um Físico.

No dia 26 de janeiro de 2019, nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, às 10:30 horas, os alunos dos 5.º e 6.º anos, orientados pelos alunos do ensino secundário dos Clubes de Ciências e coordenados pela professora Cristina Pinho, constituirão uma Tabela Periódica Humana. As Humanidades juntam-se às Ciências nesta celebração e, com os alunos do ensino secundário da disciplina de Latim A (não fosse esta língua a raiz da quase totalidade dos nomes e símbolos químicos dos elementos!) e os alunos do 9.º B, da disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC), orientados pela professora Raquel Teixeira, formarão uma Tabela Periódica Etimológica que será apresentada também em forma humana ao lado da Tabela Periódica.

Auditório 1 da ESSSRealizou-se no dia 12 de dezembro de 2018 a Festa de Natal Solidário do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras. Foi uma tarde animada, com a alegria e a musicalidade próprias desta quadra festiva e em que imperou o espírito natalício, bem patente na solidariedade e na inclusão de todos os alunos.

Participaram nesta Festa, inserida no Plano Anual de Atividades do Departamento de Línguas e Literaturas e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, as turmas A, B, C, D, E e F, do 7º ano, E, do , B e C, do , e, ainda, alguns alunos do 12º ano.

Com o empenho, o talento e a contribuição de todos, foi possível realizar um espetáculo de Natal muito animado, com Christmas Carols, momentos musicais, dança e leitura de poemas. Os alunos estrangeiros que integram estas turmas deixaram, nas suas línguas de origem, os seus votos de Boas Festas. E, por momentos, o patrono da escola sede, Professor José Sebastião e Silva, brindou-nos com a sua presença. 

Mensagens dos alunos estrangeiros, nas suas línguas de origem.

Com a decoração de Natal da Escola Básica Gomes Freire de Andrade, Oeiras, ao lado, elaborada pela Escola e pela sua Associação de Pais, que ganhou o 3º PRÉMIO no 6º Concurso Nacional de Decoração de Natal da Make-a-Wish, desejamos a todos os elementos da nossa comunidade educativa, alunos, profissionais e suas famílias, um FELIZ NATAL, umas BOAS FESTAS e um ano de 2019 cheio de saúde e realização pessoal que reverta para a felicidade de cada um e para um MUNDO MELHOR e MAIS HUMANO para todos, neste nosso querido e tão mal tratado planeta.

ATUALIZADO, EM 26-10-2018, COM FOTOGRAFIAS DO EVENTO

A Associação de Antigos Alunos e Amigos do Liceu Nacional de Oeiras / Escola Secundária Sebastião e Silva, em comemoração dos 66 anos do LNO/ESSS, dos 16 anos da Associação e dos 12 anos do Grupo Coral ViVa Voz. vai realizar um concerto coral intitulado "Entre o Sacro e o Profano", no Auditório 1 da ESSS, às 17h00 do próximo sábado, dia 20 de outubro de 2018. A ENTRADA É LIVRE.

Sinopse
A música, como importante veículo cultural, atinge o ser humano no que de mais íntimo tem – os seus sentimentos e emoções. Nesse sentido, tem sido um recurso, tanto na busca e procura do divino, como, num outro prisma, na transmissão arisca de textos que versam as relações amorosas.

É nesta ambivalência que o programa do ViVaVoz se vai centrar, procurando, ainda assim, que o maravilhoso contraste textual entre as músicas, se reúna no prazer de fazer música e cantar em conjunto, numa verdadeira festa de aniversário.

PARABÉNS e VIDA LONGA ao ViVaVoz e à Associação de Antigos Alunos. O concerto vale a pena e os antigos alunos também.

 

Cartaz do evento
Programa do Concerto

 

FOTOS DO EVENTO

 

««VOLTAR

imagem de um professor na sala de aula
 
Em 1994, a UNESCO, querendo chamar a atenção dos Estados e das sociedades para o papel extraordinariamente importante e imprescindível dos professores e, ao mesmo tempo, querendo homenagear aqueles que escolheram a educação como forma de vida e dedicam o seu dia-a-dia a ensinar e a formar crianças, jovens e adultos, instituiu o dia 5 de outubro como DIA MUNDIAL DO PROFESSOR.
 
Neste dia, eu, que sou professor e me encontro a exercer funções de direção no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, em meu nome pessoal e em nome do Agrupamento que represento e dirijo, quero reconhecer importância e a excelência do trabalho que o corpo docente tem desenvolvido e se tem refletido na excelência da Unidade Orgânica de ensino público que é, hoje, o nosso Agrupamento, reconhecida na avaliação externa recentemente levada a cabo pela IGEC, nos resultados escolares e na imagem que tem junto da opinião pública.
 
Agradecendo empenho, desejo a todos um feliz dia e que os objetivos que presidiram à instituição do DIA MUNDIAL DO PROFESSOR se cumpram.
 
O Diretor, Domingos Santos
 
 

Welcome

Na segunda-feira, dia 17 de setembro de 2018, depois de já terem começado as atividades e as aulas no pré-escolar e no 1º ciclo, os diretores de turma vão receber os alunos dos e ciclos e do ensino secundário, nas escolas de São Julião da Barra e Sebastião e Silva.

A receção aos quintos anos faz-se aos alunos e aos encarregados de educação que os acompanharem.

Os horários das receções e as salas onde vão ocorrer podem ser consultados nos links que se seguem:

pdfAlunos da Escola Básica de São Julião da Barra, Oeiras    pdfAlunos da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

 BOM ANO LETIVO PARA TODOS!

 

««VOLTAR

BolsaEstudo Rot UnivAtA Universidade Atlântica e o Rotary Club de Oeiras têm uma bolsa de estudo para atribuir, mediante candidatura, para frequência de um dos seguintes cursos: ENGENHARIA DE MATERIAIS, GESTÃO EM SAÚDE, MARKETING E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ou GESTÃO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.

Se terminaste o 12º ano, resides em Oeiras e te queres candidatar a uma bolsa para frequentares um dos cursos referidos, da Universidade Atlântica (OEIRAS), contacta a Dra. Anabela Queda, psicóloga dos SPO, na Escola Secundária Sebastião e Silva, para mais informações e entrega da candidatura, o mais rapidamente possível.

O Rotary Club de Oeiras tem sido nosso parceiro em muitas atividades formativas. Esta é uma iniciativa de louvar. Há jovens, bons alunos, que investem muito na sua formação e não têm os apoios que merecem para continuar os seus estudos no Ensino Superior. Que aproveitem esta oportunidade!

«« VOLTAR

PartidaNovoAnoLetivoPARTIMOS para mais um ano letivo, o 7º depois da recomposição do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, com a entrada e passagem a sede da Escola Secundária Sebastião e Silva.

A todos os que em 2017/2018 já pertenciam à nossa comunidade educativa e agora voltam, retemperados por umas férias merecidas, desejamos um bom regresso e convidamos a dar, connosco, as boas vindas àqueles, profissionais, alunos e encarregados de educaçao, que vêm para o nosso Agrupamento pela primeira vez em 2018/2019, acolhendo-os, mostrando-lhes as nossas instalações e o nosso modo de trabalhar, os nossos propósitos e o nosso Projeto Educativo.

A todos desejamos um ano letivo, com muito trabalho, mas cheio de êxitos e realização pessoal.

O ARRANQUE começa, no dia  5 de setembro de 2018, com a receção a todos os docentes do concelho de Oeiras organizada pelo Município, das 9h30 às 12h00, nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal. Prossegue com atividades dirigidas a profissionais, a alunos e a pais, culminando com o início das atividades letivas, em todas as turmas e ciclos, até ao dia 17 de setembro de 2018, conforme prevê o Despacho nº 6020-A/2018, de 19 de junho.

Para conhecer o CALENDÁRIO DO ARRANQUE do novo ano letivo, que é, ao mesmo tempo, CONVOCATÓRIA para as atividades, siga o link, no final deste artigo.

 pdfCalendário do arranque no ano letivo de 2018/2019.

««VOLTAR

luto4Informa-se a comunidade escolar que hoje, dia 18 de agosto de 2018, faleceu o professor Carlos Teigas. O corpo chega por volta das 18h00 às capelas da igreja da Parede e o funeral realiza-se às 09h30 de amanhã, dia 19 de agosto, da igreja da Parede para o cemitério de Barcarena, onde o corpo será cremado.

À família endereçamos os nossos pêsames, nesta hora de dor e luto

O professor Teigas faz parte da nossa comunidade escolar desde 1980. Foi coordenador do Grupo de Educação Física e membro do Conselho Pedagógico durante muitos anos. Recordamo-lo como um excelente e dedicado profissional, a quem a escola muito deve. A vida é mesmo assim. Resta-nos recordá-lo e continuar o seu trabalho, seguindo o seu exemplo.

 

««VOLTAR

Está em... Início Notícias