Resultados dos exames nacionais de 2014

exames2014No passado dia 29 de novembro, o Instituto de Avaliação Educacional (IAVE) distribuiu à comunicação social os resultados dos exames nacionais de 2014.

Nesse mesmo dia, a imprensa desdobrou-se a fazer com eles rankings. Nuns, distinguiram-se as escolas públicas das privadas (quer por não serem igualmente acessíveis, quer por não recrutarem nem pagarem de igual forma aos professores), noutros, não se fez tal distinção.

Nuns rankings, consideraram-se todas as escolas, noutros, apenas as que realizaram um número mínimo de exames (houve uma escola com um único aluno presente a exame e muitas outras com poucos mais). Houve, ainda, rankings que ponderaram o meio socioeconómico da área de influência e a percentagem de alunos beneficiando do SASE.

Seja como for, os resultados dos exames são indicadores muito importantes a considerar na avaliação e na planificação do trabalho que se realiza num Agrupamento.

Olhando para os resultados das escolas da nossa área de influência (Oeiras e Cascais), podemos verificar que nem as escolas do Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra estão mal colocadas relativamente àquelas e nos rankings nacionais, nem as de Oeiras, relativamente às do concelho vizinho de Cascais.

Seguindo o ranking do Expresso, que considera todos os exames e apresenta os resultados por concelho, indicando, para cada escola, também as suas posições no ranking nacional de todas as escolas, incluindo privadas, com e sem número mínimo de provas,

nos exames do 4º ano,
nos 5 primeiros lugares, de um total de 77, há 3 escolas do concelho de Oeiras. 2 das 3 pertencem ao Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra: a Escola Básica Conde de Ferreira, em 1º lugar, e a Escola Básica Manuel Beça Múrias, em 4º lugar.

Nos exames do 6º ano,
nos 5 primeiros lugares, de um total de 22, há 4 escolas do concelho de Oeiras. Em 3º lugar, está a Escola Básica de S. Julião da Barra, escola que, no nosso agrupamento, leciona o 2º ciclo.

Nos exames do 9º ano,
os 5 primeiros lugares, de um total de 26, são todos do concelho de Oeiras. O 2º lugar pertence à Escola Básica de S. Julião da Barra, única escola do nosso Agrupamento que, em 2013/2014, teve 9º ano.

Nos exames do ensino secundário,
nos 5 primeiros lugares, de um total de 16, há 4 escolas do concelho de Oeiras. A Escola Secundária Sebastião e Silva, escola que, no nosso Agrupamento, leciona o ensino secundário, ocupa o 3º lugar.

Aos alunos que se empenharam na sua própria formação ao longo do ciclo, aos professores que os acompanharam e orientaram no percurso e aos pais e demais profissionais que se preocuparam com eles, o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho e SINCEROS PARABÉNS. Todos se dignificaram e dignificaram o Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra.

Para mais informação, utilize o botão separador "Indicadores", do menu do Agrupamento, seguindo o link do item de menu html"Ranking".