Agrupamento de Escolas de S. Julião da Barra

De Moscovo, em direto, com os alunos da ESSS

Sharipov 0VIDEOCONFERÊNCIA COM O COSMONAUTA RUSSO SALIZHAN SHARIPOV

Integrada nas atividades da Semana Mundial do Espaço 2016, vai realizar-se uma videoconferência, tendo por público-alvo os alunos de Física da Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras (ESSS), com o cosmonauta russo Salizhan Shakirovich Sharipov.

A videoconferência, organizada com o apoio da Embaixada da Federação da Rússia em Lisboa, realiza-se no dia 11 de outubro de 2016, terça feira, às 14h30, no Auditório 1 da ESSS.

Além dos alunos de Física do Ensino Secundário, estão convidados todos os alunos, professores e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, que possam e se interessem pelo tema.

Salizhan Sharipov tem 52 anos (nasceu em 1964).

Entre as missões que cumpriu no espaço, conta-se uma à Estação Espacial MIR, de 22 a 31 de janeiro de 1998, e outra à Estação Espacial Internacional, de 16 de outubro de 2004 a 24 de abril de 2005. Na missão à MIR, transportou água e equipamentos de logística e científicos com o peso de mais de 3,5 toneladas, viajou mais de 5,8 milhões de quilómetros em 138 órbitas em redor da Terra. Na missão à Estação Espacial Internacional, recebeu 2 naves Soyuz Progress Não Tripuladas e fez 2 caminhadas espaciais para preparar a Estação Espacial Internacional para a acoplagem do veículo Júlio Verne da Agência Espacial Europeia (ESA), que se concretizou em 2008. Entre as muitas experiências científicas em que participou, conta-se a investigação sobre o comportamento em isolamento no espaço.

 

CARTAZ

Sharipov cartaz ESSS 2016

 

«« VOLTAR