- Aqui, posto de comando das Forças Armadas!

AqPC 0Nos dias 29 e 30 de abril de 2016, realizaram-se as 2 últimas atividades previstas e inseridas no programa das comemorações do 42º aniversário da Revolução de abril na Escola Secundária Sebastião e Silva.

No dia 30 de abril, realizou-se uma visita de estudo a Lisboa, programada só para professores, aos sítios em que decorreram as operações determinantes na deposição do regime no dia 25 de abril de 1974. Esta visita, que tanto agradou a todos os participantes, contou com o apoio da Associação 25 de abril (A25A) e com o acompanhamento e relato de ex-militares que, nos lugares visitados, protagonizaram os acontecimentos. A União das Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias cedeu a carrinha para o transporte dos professores.

A visita começou com uma palestra no Posto de Comando do MFA, hoje, museu, situado no antigo Quartel de Engenharia 1, na Pontinha. Descemos, depois, ao Terreiro do Paço, em frente ao qual a corveta Gago Coutinho recebeu ordens, não cumpridas, para abrir fogo contra os tanques que estavam nas ruas da baixa. Passamos pelo Largo do Município, onde as tropas comandadas por Salgueiro Maia viveram um episódio tenso, que acabou com a rendição duma força fiel ao regime. Fomos à antiga PIDE/DGS e acabamos no Carmo, com uma visita ao museu.

No dia 29, das 19h00 às 21h30, realizou-se uma conversa entre gerações sobre o 25 de abril. Estiveram apenas 20 pessoas, mas representativas de 3 gerações. Havia alunos dos ensinos básico e secundário, acompanhados dos seus pais, na casa dos 40, e avós, professores e ex- militares de abril, na casa dos 60/70. Foi um debate interessante, com relatos na 1ª pessoa, com pontos de vista diferentes, na leitura do que se passou, e com muitas perguntas dos mais novos.

Da visita a Lisboa, divulgamos aqui algumas fotos:

AqPC 1

AqPC 2

AqPC 3

AqPC 4

AqPC 5

AqPC 7

AqPC 6

AqPC 8

AqPC 9

Está em... Início Notícias - Aqui, posto de comando das Forças Armadas!