Os critérios gerais de avaliação constituem os referenciais obrigatórios e comuns a todo o Agrupamento para a avaliação dos alunos.

Os professores devem densificar os indicadores destes critérios, explicá-los aos alunos, aplicá-los e levar os alunos a aplicá-los também no processo de autoavaliação, que é obrigatório e obrigatoriamente considerado.

Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, exercendo as competências que lhe confere a alínea e) do artigo 33º do Dec.-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, republicado pelo Dec.-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, aprovou, por unanimidade, os critérios de avaliação para 2023/2024.

Conselho Pedagógico tem vindo a impor, nos critérios de avaliação sumativa do Agrupamento, desde 2019/2020, uma diminuição do peso dos testes sumativos e a introdução de outros instrumentos de avaliação, como os portefólios, os trabalhos de projeto, as exposições e apresentações orais, a participação/organização de atividades, a participação em projetos e concursos, a organização de roteiros para visitas de estudo, entrevistas, etc., fazendo refletir na formação e, consequentemente, na avaliação formativa e sumativa, não só as aprendizagens essenciais, mas também o Perfil que se espera do aluno no final de cada ciclo e ensino secundário, procurando desenvolver as potencialidades e contornar as dificuldades identificadas em cada um de todos os alunos, tendo por escopo a inclusão e o sucesso escolar e educativo

Determinou o Conselho Pedagógico que os testes sumativos e instrumentos de avaliação afins não podem ter um peso superior a 60%, nem podem entrar na avaliação de cada aluno mais do que dois por semestre. Não há limite para a aplicação de instrumentos de avaliação formativa, devendo aplicar-se tantos quantos os necessários à promoção do sucesso escolar.

 

 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
Critérios gerais de avaliação para 2023/2024 
     

NORMAS PARA UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO SUMATIVA
pdfNEP1/2013_2014, que continua em vigor em 2023/2024

 

CONDIÇÕES DE RETENÇÃO/TRANSIÇÃO NOS ANOS NÃO TERMINAIS DE CICLO DO ENSINO BÁSICO
Deliberação do Conselho Pedagógico de 06-03-2014, que se mantém em vigor

 

As listas dos candidatos aos , e 10º anos colocados nas escolas do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras (AESJB), para o ano letivo de 2023/2024, são hoje afixadas na escola sede do Agrupamento e aqui também divulgadas.

Os candidatos foram seriados de acordo com os critérios estabelecidos na legislação e colocados nas escolas pela ordem das preferências declaradas e validadas no portal das matrículas.

Por uma questão de proteção de dados pessoais, as listas referem o número do Pedido de Matrícula (PM) automaticamente atribuído pelo portal das matrículas e não os nomes dos candidatos.

Os encarregados de educação dos candidatos agora colocados DEVEM CONFIRMAR A ACEITAÇÃO DA COLOCAÇÃO através da aquisição, na loja escolar da escola sede do Agrupamento (Escola Secundária Sebastião e Silva), de um kit de documentos que devem entregar preenchimentos na secretaria ATÉ AO DIA 31 DE AGOSTO DE 2023,  acompanhados de uma fotografia atualizada tipo passe.

Os lugares não confirmados serão colocados à disposição de outros interessados, a partir de 1 de setembro de 2023.

 

LISTAS 

Candidatos colocados no 5º Ano, na Escola Básica de São Julião da Barra

Candidatos colocados no 7º Ano, na Escola Básica de São Julião da Barra

Candidatos colocados no 10º Ano, na Escola Secundária Sebastião e Silva

    no Curso de Ciências e Tecnologias

    no Curso de Línguas e Humanidades

    no Curso de Ciências Socioeconómicas

    no Curso de Artes Visuais

 

MANUAIS ADOTADOS PARA 2023/2024

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Ensino Secundário

Com o objetivo de estimular o cálculo mental, foi criada no 1º Ciclo a disciplina de oferta complementar "Jogos matemáticos, programação e robótica".

Esta disciplina foi introduzida em 2020/2021 no currículo dos 1º e 2º anos, juntamente com a disciplina "Leitura e escrita criativas" nos 3º e 4º anos.

Em 2022/2023, estas duas disciplinas passaram a integrar o currículo de todos os anos de escolaridade do 1º Ciclo, alternando semestralmente entre si.

Saiba mais sobre a disciplina e o que se pretende com ela.

PROVAS E EXAMES DE 2023

INSCRIÇÕES E PRAZOS
De acordo com o Despacho Normativo nº 4-B/2023 (Regulamento das Provas e Exames de 2023), de 3 de abril, as inscrições para as provas e exames de 2022 começam no dia 4 de abril de 2023.
As inscrições para as provas e exames de 2023 fazem-se através da Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).
Na barra de menus da PIEPE  pode encontrar um manual de utilizador, ajudas em vídeo e FAQs.
⇒ link para a PIEPE   

Prazos de inscrição nas Provas do Ensino Básico -2023
    (página 415-(47) do Despacho Normativo nº 4-B/2023, de 3 de abril)
Prazos de inscrição nas Provas e Exames do Ensino Secundário - 2023
    (página  415-(48) do Despacho Normativo nº 4-B/2023, de 3 de abril))

CALENDÁRIOS
Calendário das Provas e Exames a nível nacional
Veja no IAVE

Calendário das Provas a nível de escola
Ensino Básico 
Ensino Secundário

INFORMAÇÕES-PROVA
Provas e Exames a nível Nacional
Veja no IAVE
Provas a nível de escola
Informações-Prova das provas a nível de escola de 2023 (a divulgar oportunamente)

 

CONSULTAS DE PROVAS E EXAMES, PEDIDOS DE REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÕES
1ª FASE
    ENSINO BÁSICO
   Reclamações de reapreciações - prazos e procedimentos
    ENSINO SECUNDÁRIO
   Reclamações de reapreciações - prazos e procedimentos
2ª FASE
    ENSINO BÁSICO
    consulta e pedidos de reapreciação - prazos e procedimentos
    Reclamações de reapreciações prazos e procedimentos
    ENSINO SECUNDÁRIO
    consulta e pedidos de reapreciação - prazos e procedimentos
    Reclamações de reapreciações - prazos e procedimentos


LEGISLAÇÃO
Despacho Normativo nº 4-B/2023, de 3 de abril  - REGULAMENTO das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022/2023 
Dec.-Lei nº 22/2023, de 3 de abril Medidas excecionais e temporárias de avaliação em 2022/2023
Guia Geral de Exames 2023 (publicação conjunta da Direção-Geral do Ensino Superior  (DGES) e do Júri Nacional de Exames  (JNE)
Manual de Instruções PIEPE 2022/2023 
(publicação conjunta da Direção-Geral da Educação  (DGE) e do Júri Nacional de Exames  (JNE)

Links úteis
Plataformas do JNE
Direção-Geral do Ensino Superior

Os critérios gerais de avaliação constituem os referenciais obrigatórios e comuns a todo o Agrupamento para a avaliação dos alunos.

Os professores devem densificar os indicadores destes critérios, explicá-los aos alunos, aplicá-los e levar os alunos a aplicá-los também no processo de autoavaliação, que é obrigatório e obrigatoriamente considerado.

Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, exercendo as competências que lhe confere a alínea e) do artigo 33º do Dec.-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, republicado pelo Dec.-Lei nº 137/2012, de 2 de julho, aprovou, por unanimidade, que em 2022/2023 continuariam em vigor os CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO  aprovados para o ano letivo de 2021/2022, por considerar que era necessário mais algum tempo sem mudanças para se consolidar as práticas introduzidas nesta matéria, por alteração de paradigma, nos últimos três anos letivos.

Conselho Pedagógico tem vindo a impor, nos critérios de avaliação sumativa do Agrupamento, desde 2019/2020, uma diminuição do peso dos testes sumativos e a introdução de outros instrumentos de avaliação, como os portefólios, os trabalhos de projeto, as exposições e apresentações orais, a participação/organização de atividades, a participação em projetos e concursos, a organização de roteiros para visitas de estudo, entrevistas, etc., fazendo refletir na formação e, consequentemente, na avaliação formativa e sumativa, não só as aprendizagens essenciais, mas também o Perfil que se espera do aluno no final de cada ciclo e ensino secundário, procurando desenvolver as potencialidades e contornar as dificuldades identificadas em cada um de todos os alunos, tendo por escopo a inclusão e o sucesso escolar e educativo

Determinou o Conselho Pedagógico que os testes sumativos e instrumentos de avaliação afins não podem ter um peso superior a 60%, nem podem entrar na avaliação de cada aluno mais do que dois por semestre. Não há limite para a aplicação de instrumentos de avaliação formativa, devendo aplicar-se tantos quantos os necessários à promoção do sucesso escolar.

 

 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO
Critérios gerais de avaliação para 2022/2023 
     

NORMAS PARA UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DA AVALIAÇÃO SUMATIVA
pdfNEP1/2013_2014, que continua em vigor em 2022/2023

 

CONDIÇÕES DE RETENÇÃO/TRANSIÇÃO NOS ANOS NÃO TERMINAIS DE CICLO DO ENSINO BÁSICO
Deliberação do Conselho Pedagógico de 06-03-2014, que se mantém em vigor

 

Foram publicadas hoje, 01/08/2022, as listas dos alunos colocados no 5º, 7º e 10º anos nas escolas do Agrupamento de São Julião da Barra.

Para consultar as listas e os procedimentos a adotar pelos encarregados de educação dos candidatos colocados no que diz respeito à aceitação da colocação e completamento das matrículas, leia o artigo da página de entrada do nosso site 

Colocações nos 5º, 7º e 10º anos no ano letivo de 2022-2023

 

O Estado Português disponibiliza os manuais adotados, em formato papel e em formato digital, a todos os alunos do 1º ao 12º ano. A título definitivo, os manuais em formato digital aos alunos de todos os anos de escolaridade e os manuais em formato papel apenas aos alunos do 1º Cicloa título de empréstimo, os manuais em formato papel aos alunos do 5º ao 12º ano. Os manuais em formato papel emprestados aos alunos do 5º ao 12º ano devem ser preservados, não devem ser anotados e devem ser devolvidos à escola no fim do ano ou da lecionação da disciplina sujeita a exame ou prova final.

Recomenda-se aos alunos que importem os manuais em formato digital ou em app para uma conta sua e os utilizem em todas as suas potencialidades (para o registo deve ser usado o número que vem no manual em papel emprestado). Há editoras que têm o manual app em duas versões: uma para telemóvel e outra para pc/tablet. Os direitos para uso destas edições em formato digital são pagos às editoras pelo Orçamento do Estado e são para os alunos usarem em alternativa e/ou em complementaridade ao formato papel. A evolução dos telemóveis (smartphones) e dos tablets e o empréstimo de portáteis aos alunos podem tornar as mochilas mais leves e os manuais mais interessantes.

MANUAIS ADOTADOS PARA 2022/2023

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
Secundário
Português Língua Não Materna (PLNM)

Plano Curricular do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, para 2022/2025
(Linhas orientadoras para a constituição das turmas, distribuição do serviço docente e elaboração dos horárioscalendário escolar em semestres, matrizes curriculares, etc.) - a publicar brevemente

Elencos disciplinares para 2022/2025, aprovados pelo Conselho Pedagógico

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
10º Ano
11º Ano
12º Ano

NOTAS:

As disciplinas de opção oferecidas têm em conta, entre outras ponderações, o PERFIL DO ALUNO e o PROJETO EDUCATIVO do Agrupamento.

No 12º ano, as disciplinas de opção dividem-se em dois conjuntos: um ligado diretamente à formação específica e, portanto, diferente de curso para curso; outro de disciplinas transversais oferecidas OBRIGATORIAMENTE a todos os alunos do 12º Ano, independentemente do Curso que frequentem.

No 7º ano, os alunos podem escolher a segunda língua estrangeira entre AlemãoEspanhol e Francês.

Mantém-se a Oficina de Teatro como Complemento à Educação Artística nos 3 anos do 3º Ciclo e a Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) na Oferta Complementar do 9º ano.

No 1º Ciclo, os alunos têm como Oferta Complementar as disciplinas de Jogos matemáticos, Robótica e Programação e de Leitura e Escrita Criativas, organizadas em semestres.

No 2º Ciclo, vão ser criados clubes de complemento à Educação Artística, de inscrição facultativa e frequência obrigatória.

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