ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Parabéns - e vão 4 -, Escola Secundária Sebastião e Silva!

QUEM DISSE QUE NÃO TEMOS OS MELHORES ALUNOS DO MUNDO?

As melhores Universidades do mundo procuram estimular o aparecimento de vocações e, ao mesmo tempo, captar talentos entre os alunos do ensino secundário/médio de todo o mundo para, ingressando nas suas comunidades, virem a colaborar na produção do património científico que pretendem que as caraterize como referência de ponta à escala global.

A criptografia quântica é, talvez, a chave para as comunicações seguras num mundo completamente inundado de fluxos de informação digital em todos os sentidos, a passar por mil "nós", a cada momento. Sem falar nas inteligências militares, há várias universidades no mundo empenhadas em produzir rapidamente conhecimento neste domínio que terá, seguramente, grande retorno no futuro.

Assim, o Instituto de Computação Quântica (IQC) da Universidade de Waterloo, Canadá, lançou um desafio a alunos de todo o mundo, com 10, 11 ou 12 anos de estudos, mas que não estejam ainda no Ensino Superior, para apresentarem um texto sobre o que pensam da criptografia quântica, acompanhado de uma carta de recomendação dos seus professores de Física, candidatando-se, deste modo, a uma "Escola de Criptografia Quântica para Jovens Estudantes", a realizar durante 10 dias, em agosto de 2020, na Universidade de Waterloo

Foram selecionados 41 jovens de todo o mundo para esta escola de verão, entre os quais a nossa aluna, do 12º E, MARIA ALVES SIMÕES.

Era para ser no Canadá, mas, por causa do maldito coronavírus, vai ser do Canadá, online, para todo o mundo onde se encontrem os 41 jovens. Mas, mesmo assim, vai ser um programa fabuloso e, estamos certos, inesquecível. Durante os 10 dias, vai haver uma palestra diária com um pesquisador diferente dos ativos do IQC; colocação de problemas para resolução em trabalhos de grupo; equação dos problemas que se colocam hoje à investigação da criptografia quântica e diálogo com os alunos participantes e muito mais, promete o programa.

Lê-se no programa, ainda em desenvolvimento na adaptação ao online: "Esta escola vai oferecer aos participantes uma mistura interessante de palestras, experiências práticas e trabalho em grupo focado na criptografia quântica - um campo de ponta que utiliza as leis da fascinante mecânica quântica para desenvolver criptografia inquebrável para garantir comunicações seguras. Os alunos vão adquirir uma visão em primeira mão da física e da matemática da mecânica quântica e de como elas se fundem num dos tópicos mais interessantes da ciência contemporânea: a criptografia quântica. Os participantes reúnem e colaboram com alguns dos mais renomeados pesquisadores da Universidade de Waterloo. Espera-se que as atividades sociais diárias incentivem a construção de relacionamentos entre os participantes".

Como a "Escola de Criptografia Quântica para Jovens Estudantes 2020" se realiza online e ficam sem cumprir as visitas de estudo e as experiências presenciais nos laboratórios do IQC da Universidade de Waterloo, inicialmente previstas no programa, a Universidade de Waterloo permite aos jovens selecionados para este ano que acompanhem presencialmente a "Escola" de 2021, mas com uma condição, que a nossa Maria Simões não pode de maneira nenhuma cumprir: que, em 2021, ainda não pertençam a nenhuma Universidade.

Força, Maria Simões! Aproveita, como tens aproveitado no nosso Agrupamento sempre as oportunidades de te valorizares e dares o teu melhor aos outros, nos projetos em que te tens envolvido, dentro e fora do Clube das Ciências

PARABÉNS!{jcomments off}

_____________________

Ir para
página de INÍCIO
lista de todas as notícias do Agrupamento
  

Está em... Início Parabéns - e vão 4 -, Escola Secundária Sebastião e Silva!