ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Parabéns, Escola Secundária Sebastião e Silva!

Mais de 1300 alunos de todo o mundo candidataram-se à sétima edição do Concurso Beamline for Schools.

Este concurso, que cumpre em 2020 a sua sétima edição, é promovido pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) e, estimulando o gosto pela investigação científica e o surgimento de vocações e de talentos para cientistas, desafia os jovens estudantes dos ensinos médio e secundário dos 5 Continentes a apresentarem propostas de experiências científicas que considerem valer a pena testar nos aceleradores do CERN.

Houve 198 propostas provenientes de 47 países e o Júri, destas 198 propostas, pré-selecionou 23.

Entre as 23 propostas pré-selecionadas está a da equipa "Photongal", proveniente de Portugal e constituída por 5 alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva: o Luís Rodrigues, a Margarida Baptista Lourenço, a Maria Simões, a Maria Vendas e o Pedro Simões

Das 23 equipas pré-selecionadas vão ser escolhidas 2 como vencedoras, em junho, para testarem as suas experiências, tirarem as suas conclusões e esclarecerem as suas dúvidas com cientistas que trabalham e investigam no CERN. Excecionalmente, porque o CERN está parado para obras de manutenção no túnel, as equipas vencedoras serão convidadas a testarem as suas experiências no outono, em Hamburgo, no Centro de Pesquisa alemão Deutsches Elektronen-Synchrotron DESY.

Parabéns a todos os alunos da ESSS que concorreram e, muito particularmente, aos alunos e alunas da equipa Photongal, pré-selecionada. Os nossos parabéns à professora Cristina Pinho, incansável no incentivo aos alunos para que se excedam na formação.

Site do Concurso Beamline for Schools

Site do Centro de Pesquisa Alemão Deutsches Elektronen-Synchrotron DESY

 Veja a lista das 23 equipas pré-selecionadas.

_____________________{jcomments off}

Ir para
página de INÍCIO
lista de todas as notícias do Agrupamento
  

Está em... Início Parabéns, Escola Secundária Sebastião e Silva!