ANO LETIVO DE 2020 / 2021

Critérios de avaliação, etc.

Ler mais

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Plano Curricular 20/21

Plano curricular do Agrupamento para 2020/2021

Elencos disciplinares para 2020/2021, aprovados pelo Conselho Pedagógico em 24 de junho de 2020:

1º Ciclo
2º Ciclo
3º Ciclo
10º Ano
11º Ano
12º Ano

NOTAS:

Em 2020/2021, todos os anos de escolaridade, à exceção do 4º ano do 1º Ciclo, vão funcionar ao abrigo do Dec.-Lei nº 55/2018.
  
De acordo com este Diploma, as disciplinas de opção devem ser oferecidas tendo em conta, entre outras ponderações, o PERFIL DO ALUNO e o PROJETO EDUCATIVO do Agrupamento. No 12º ano, as disciplinas de opção dividem-se em dois conjuntos: um ligado diretamente à formação específica e, portanto, diferente de curso para curso; outro de disciplinas transversais oferecidas OBRIGATORIAMENTE a todos os alunos do 12º Ano, independentemente do Curso que frequentem. Assim, foi decidido retirar deste segundo conjunto a disciplina de Aplicações Informáticas B por a ESSS não ter equipamentos, nem condições para a oferecer a todos os alunos do 12º ano e não ser possível, por força do Dec.-Lei nº 55/2018, oferecê-la aos alunos do Curso de Ciências e Tecnologias, como acontecia até aqui. Em contrapartida, foram introduzidas na oferta disciplinas novas, como é o caso do Grego que é uma mais-valia para os alunos de ciências, pelos horizontes que lhes abre à compreensão etimológica de centenas de palavras das nomenclaturas científicas com que vão trabalhar no Ensino Superior. As disciplinas deste conjunto foram escolhidas tendo em conta a formação humanística para que aponta o PERFIL DO ALUNO e que o PROJETO EDUCATIVO quer garantir que todos adquiram antes de sairem do Agrupamento.

No 7º ano, a oferta da segunda língua estrangeira foi enriquecida com a introdução do Alemão.

Manteve-se a Oficina de Teatro como Complemento à Educação Artística nos 3 anos do 3º Ciclo e a Introdução à Cultura e Línguas Clássicas (ICLC) na Oferta Complementar do 9º ano.

No 1º Ciclo, como Oferta Complementar, introduziu-se a disciplina de Jogos matemáticos, Robótica e Programação, no 1º e 2º anos, e a disciplina de Leitura e Escrita Criativas, no 3º e 4º anos.

Há, ainda, uma recomendação do Conselho Pedagógico para que se dinamizem clubes de complemento à Educação Artística no 2º Ciclo, de inscrição facultativa e frequência obrigatória, o que vai acontecer.

 

Está em... Início Plano Curricular 20/21