Prolongamento de horário

O prolongamento de horário é um serviço de apoio às famílias que consiste na ocupação das crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, nas escolas que frequentam, nos períodos anteriores e posteriores ao período das atividades escolares curriculares, nos dias de aulas, e,  durante todo o dia, nos dias úteis das interrupções letivas do Natal, Carnaval e Páscoa e, ainda, depois do último dia de aulas do ano letivo até ao fim do mês de julho, 

As normas a observar na organização deste serviço foram estabelecidas pelo pdfDespacho nº 9265-B/2013, de 15 de julho.

O prolongamento de horário compreende várias atividades, de natureza diversa, promovidas por entidades diferentes e dirigidas, umas, ao pré-escolar, outras, ao 1º ciclo.


ATIVIDADES DIRIGIDAS ÀS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR

  • Acolhimento e guarda das crianças, a partir das 08,00 horas até ao início das atividades escolares (09:00 horas), nos dias de aulas

    » Este serviço é gratuito, mas carece de inscrição prévia.

    » É assegurado por funcionários do município e do agrupamento destacados para o efeito, sob responsabilidade do coordenador do respetivo estabelecimento.

  • Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF)

    » Funcionam das 15:30 às 19:00 horas, nos dias de aulas, e das 08:00 às 19:00 horas, nas interrupções do Natal, Carnaval e Páscoa e, depois de acabarem as aulas, no 3º período,até 31 de julho.

    » Estas atividades são comparticipadas pelos pais e promovidas, na Escola Básica Gomes Freire de Andrade, pela Câmara Municipal de Oeiras, na Escola Básica Manuel Beça Múrias, pela Associação de Pais. Para ver os preços e as condições em que pode usufruir destas atividades, consulte o htmlPortal da Educação ou a Associação de Pais da Escola Básica Manuel Beça Múrias, conforme o caso.

    » A supervisão pedagógica e o acompanhamento destas atividades são feitos pelo departamento da educação pré.escolar.

 


 

ATIVIDADES DIRIGIDAS AOS ALUNOS DO 1º CICLO

  • Acolhimento e guarda das crianças do 1º ciclo, a partir das 08,00 horas até ao início das atividades escolares (09:00 horas), nos dias de aulas

    » Este serviço é comparticipado pelos pais e promovido pelas associações de pais e encarregados de educação dos respetivos estabelecimentos do 1º ciclo.

    » É junto da respetiva associação de pais que pode saber o preço e as condições em que pode usufruir do serviço.

  • Atividades de enriquecimento curricular (AECs)

    »
    Estas atividades, de inscrição facultativa, mas de frequência obrigatória, feita a inscrição, são gratuitas. Desenvolvem-se todos os dias, depois das aulas, das 16:30 às 17:30 horas.

    » Os alunos que tenham a disciplina de Educação Moral e Religiosa não têm AEC no dia da aula semanal da disciplina (ponto 4 do Artº 9º do Despacho nº 9265-B/2013, de 15 de julho).

    » As AECs são promovidas pelas associações de pais e encarregados de educação das respetivas escolas do 1º ciclo e acompanhadas e supervisionadas pelos coordenadores de estabelecimento onde se realizam e pelo Conselho Pedagógico.

    » htmlSIGA O LINK, PARA SABER MAIS SOBRE AS AECS.

  • Componente de Apoio à Família (CAF)

    » As atividades da CAF desenvolvem-se das 17:30 às 19:00 horas, nos dias de aulas, e das 08:00 às 19:00 horas, nas interrupções do Natal, Carnaval e Páscoa e, depois de acabarem as aulas, no 3º período,até 31 de julho.

    » Estas atividades são de inscrição facultativa e comparticipadas pelos pais. A prommoção é das associações de Pais e Encarregados de Educação das respetivas escolas do 1º ciclo. Para ver os preços e as condições em que pode usufruir desta componente de apoio à família, dirija-se à associação de pais da escola pretendida.

    » O acompanhamento destas atividades é feito pelos coordenadores dos respetivos estabelecimentos do 1º ciclo e a supervisão pedagógica, pelo Departamento do 1º ciclo e pelo Conselho Pedagógico.

 

Está em... Início Prolongamento de horário