ANO LETIVO DE 2023 / 2024

EXAMES, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

5 alunos do AESJB, acompanhados de 2 professores, participam no Ars Electronica Festival, em Linz, na Áustria

 

Cinco alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva estão a participar, com um projeto inovador, que junta Artes e Ciência no pensamento de um futuro interplanetário sustentável, no Ars Electronica Festival, que decorre de 6 a 10 de setembro de 2023, em Linz, na Áustria.

O projeto Space Messengers iniciou-se há 3 anos numa parceria entre a Taos Integrated School of the Arts, EUA, e a Escola Secundária Sebastião e Silva,  na qual se envolveram a diretora do projeto, Agnes Chavez, a equipa criativa e as professoras Cristina Pinho e Ana Carla Oliveira
 
Space Messengers é um projeto imersivo de realidades mistas, que junta estudantes de todo o mundo em cursos de 6 semanas, em que discutem com cientistas, filósofos e artistas as grandes questões da humanidade e do futuro. No final destas semanas de workshops, todos os projetos de arte criados são trabalhados, culminando numa instalação de arte futurística. Esta instalação tem sido apresentada nos últimos anos no Festival Internacional de Ciência e Artes de Oeiras (FIC.a), juntando os alunos que originaram o projeto, Rafael Balão (Coordenador da STEMarts), Mafalda Gorgulho (Embaixadora), Guilherme Verdelho (Embaixador) e Maria Frazão, Giovane Verdelho, Filipe Proença e Francisco Jerónimo, que têm a possibilidade de se tornarem também embaixadores da STEMarts (Organização Internacional sem fins-lucrativos responsável pelo projeto) e, consequentemente, Coordenadores.
 
A instalação está, neste momento, a ser apresentada no Ars Electronica Festival, com os apoios da organização do Festival, da equipa da STEMarts e do Município de Oeiras, que tornou possível a deslocação dos nossos alunos à Áustria. Acompanham os alunos a professora Ana Carla Oliveira e o Prof. Miguel Penteado, do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, e a Dr. Elisabete Brigadeiro, do Gabinete de Ciência e Inovação do Município de Oeiras.
 
Além de Rafael Balão, ex-aluno do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, que é o Coordenador da STEMarts LAb em Portugal, coincidentemente, integram também a equipa dois ex-alunos de Oeiras, a Maria Matos e o Diogo Duarte, que são coordenadores de realidade virtual do projeto.
 
 Algumas fotos da presença no Ars Electronica Festival:
 
 
 
 
 
 
 
Está em... Início 5 alunos do AESJB, acompanhados de 2 professores, participam no Ars Electronica Festival, em Linz, na Áustria