ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Dia Nacional do Estudante - Manifestação na ESSS

No dia 24 de março de 2022, os alunos assinalaram o Dia Nacional do Estudante na Escola Secundária Sebastião e Silva, manifestando-se, no segundo intervalo da manhã, a favor da liberdade, da igualdade de género, contra a violência no namoro e a favor da educação sexual na escola, que exigiram. Reivindicaram, com palavras de ordem, cartazes e intervenções de alunos, o direito à educação e à saúde e a valorização da saúde mental, para além da exposição de um mural com todas as fotos recolhidas para um fotoprotesto pelos mesmos motivos, decorrido nos últimos dias. 

“É fundamental que nós, alunos, continuemos a lutar pelos nossos direitos, mostrando querer mudar a escola e, assim, no futuro, o país. Temos de agir, continuar a lutar e parar com o pensamento de que nada vai mudar” - disse Yurkie, do 10º ano, na sua intervenção. E foi esse o espírito de luta que se sentiu nos gritos dos mais de 100 alunos presentes.

No dia 24 de março celebra-se em Portugal o Dia do Estudante. Um dia que relembra a importância da luta estudantil no enfraquecimento do fascismo. A 24 de março de 1962 começava a revolta estudantil após Salazar proibir as comemorações tradicionais do Dia do Estudante. Seguiram-se plenários, concentrações, manifestações e greves. Os estudantes enfrentaram proibições, encerramento de associações e instalações académicas, cargas policiais, prisões em massa, processos disciplinares, expulsões e todo um arsenal de violência e repressão fascista.

Este dia é, na atualidade, um dia de luta por um ensino público democrático e de qualidade. De norte a sul do país estudantes do ensino básico, secundário e superior fizeram-se ouvir pela educação a que têm direito. Exigiram, com concentrações, manifestações e greves, o aumento do financiamento das escolas, uma maior representação dos estudantes, o melhoramento das condições, a contratação de mais psicólogos, a concretização do direito à educação sexual, entre outras reinvindicações.

MARTA VASCO (aluna do 11º ano)
    

Os nossos parabéns aos alunos que organizaram a manifestação. Que consigam deixar aos seus filhos um mundo melhor do que aquele que receberam! 
    

Algumas fotos da manifestação, com rostos parcialmente tapados, para proteção de dados pessoais.

««VOLTAR

Está em... Início Dia Nacional do Estudante - Manifestação na ESSS