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Matrículas para o pré-escolar e para o 1º ano
> de 19 de abril a 16 de maio, no Portal das matrículas.
(Alínea a) do nº 1 do artigo 2º do Despacho nº 4209-A/2022, de 11 de abril)
Legislação
Dec.-Lei nº 176/2012, de 2 de agosto, com as alterações introduzidas pelo Dec.-Lei nº 55/2018
(Regime de matrícula e frequência no âmbito da escolaridade obrigatória)
Despacho Normativo nº 10-B/2021, de 12 de abril
(Altera e reescreve o Despacho Normativo nº 6/2018, de 12 de abril, com as alterações introduzidas pelo Despacho Normativo nº 5/2020, de 21 de abril)
Despacho nº 4209-A/2022, de 11 de abril
(Estabelece o calendário para as matrículas e renovações de matrículas para 2022/2023)
Portal das matrículas (plataforma do Ministério da Educação)
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Neste espaço, será divulgada a legislação relacionada com exames e provas a realizar em 2018, incluindo as normas e regulamentos publicados pelo Júri Nacional de Exames (JNE).
Despacho Normativo nº 4-A/2018, de 14 de fevereiro
(Aprova o Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário)
Norma 1/ JNE / 2018
(Publicação da DGE-JNE, de fevereiro de 2018, com as instruções para a inscrição e realização das Provas e Exames do ensino básico e do ensino secundário)
Guia Geral de Exames 2018
(Publicação conjunta da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e do Júri Nacional de Exames (JNE), de fevereiro de 2018)
Esteja atento(a)!
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03-08-2016
Bem-vindo(a)
ao Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra (AESJB)!
Constituído por 5 escolas, todas muito próximas umas das outras, e implantado na zona sudoeste do concelho de Oeiras, o nosso Agrupamento tem perto de 3000 alunos, serve aproximadamente 2500 famílias e conta com cerca de 300 trabalhadores, entre docentes e não docentes.
Somos uma grande comunidade que faz a escola que temos e… somos.
APRENDER PARA CRESCER E CONSTRUIR é o nosso lema!
Aprendemos uns com os outros e é aprendendo que os nossos alunos se apropriam do melhor que a humanidade produziu, nos mais diversos domínios do saber e do fazer. É aprendendo que os nossos alunos se apropriam dos valores civilizacionais que pretendemos preservar e transmitir-lhes, para que deles usufruam, sendo felizes. É aprendendo que eles crescem em visão e espírito crítico, em autonomia e vontade de intervir. Queremos que os nossos alunos sejam cidadãos plenos e empreendedores capazes de construir soluções para os problemas com que o mundo se debate. Queremos que eles preservem o património educacional que receberam e o retransmitam aos seus filhos, acrescido do valor que a realização plena das suas vidas lhe há de juntar. Este é o nosso Projeto Educativo!
1. Promover uma formação científica de qualidade;
2. promover uma sólida formação humana e humanística;
3. desenvolver condições de trabalho, de segurança e de conforto para alunos e profissionais e
4. promover a abertura do Agrupamento ao meio
são os objetivos gerais que nos propomos perseguir na concretização da missão que definimos para a nossa unidade orgânica de ensino público.
Conto com toda a comunidade educativa e com todos os que se queiram juntar a nós para o conseguir. Gostaria que seguíssemos todos, pais, alunos, docentes e demais trabalhadores, no mesmo barco, rumando ao mesmo porto.
Conto com todos!
Podem contar comigo.
Oeiras, 3 de agosto de 2016
O Diretor
Domingos Santos
28-08-2014
A missão da escola é transmitir aos alunos os conhecimentos, as competências e os valores, de acordo com os programas e metas superiormente fixados, que a humanidade, ao longo da história, construiu em benefício dela própria e que, hoje, queremos preservar, desenvolver e transmitir às gerações mais novas para que deles usufruam, lhes acrescentem valor e, por sua vez, os retransmitam às gerações que lhes hão de suceder.
Neste contexto, o trabalho mais nobre e importante que se realiza numa escola é aquele que cada professor desenvolve, dentro da sala de aulas, com os alunos que lhe foram confiados, na disciplina ou disciplinas que leciona.
O papel do diretor e das gestões intermédias que com ele colaboram é subsidiário do dos professores. Ao diretor cumpre, dentro das competências que tem, criar as melhores condições possíveis para que os professores realizem o melhor possível o seu trabalho.
Ao diretor cabe, ainda, ouvir os docentes, os pais, os alunos e demais profissionais, monitorizar os resultados e promover a avaliação dos processos, introduzindo-lhes, em sequência, as alterações ou inovações que destas avaliações resultem, e responder superiormente pelo exercício da autonomia que a lei confere às escolas públicas.
É esta a missão de um diretor, na minha perspetiva, que eu estou empenhado em cumprir. Conto com todos, profissionais, pais e alunos e, de entre estes, muito particularmente com aqueles que partilham comigo a direção ou a gestão intermédia do Agrupamento. Podem também todos contar comigo!
A todos desejo um bom ano de 2014/2015.
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Este é o site oficial do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, unidade orgânica do ensino público português, que agrega 5 escolas do concelho de Oeiras e abrange todos os ciclos e níveis do ensino não superior, incluindo o pré-escolar.
Pretende-se que o site, construído com base no dinâmico sistema gestor de conteúdos joomla, seja um meio de excelência para a comunicação e divulgação da informação oficial e facilite a interação na comunidade educativa.
O item "INÍCIO" que aparece na barra de menu da página de entrada acompanha todas as páginas, remetendo sempre para a página principal do site. Os itens que se seguem na mesma barra de menu remetem para páginas próprias de cada uma das 5 escolas que constituem o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.
No item "instrumentos de gestão", do menu de ícones, apresentamos os documentos legais por que se pauta a organização e gestão da unidade orgânica. Estes podem ser de emanação externa, como as leis, decretos-lei, decretos regulamentares, etc., ou de emanação interna, como o Regulamento Interno, o Plano Anual de Atividades e outras deliberações dos órgãos de gestão. Ou ainda de emanação mista, se resultantes de negociação e/ou concertação envolvendo e obrigando o agrupamento e entidades externas, em Contratos e Protocolos. Cada um dos dois primeiros itens desdobra-se, por sua vez, em instrumentos de gestão fundamentais e instrumentos de gestão complementares. O decreto-lei da gestão escolar (dl 75/2008, com a redação dada pelo dl 137/2012), por exemplo, pode ser consultado nos instrumentos de gestão fundamentais, de emanação externa, e o calendário escolar, nos complementares. O Regulamento Interno pode ser encontrado nos instrumentos de gestão fundamentais de emanação interna e a designação, por exemplo, do secretariado de exames, nos complementares.
Existe um item que remete para uma página que apresenta cada uma das aplicações que, mediante login e password, a comunidade escolar usa, tendo cada uma delas um acesso fácil por link na posição do rodapé de todas as páginas do site. Há livros de elogios, de reclamações e de sugestões no item "PARTICIPE". E muito mais coisas que convidamos a explorar.
O logotipo do Ministério da Educação e Ciência que aparece no canto superior esquerdo remete, por link, para o site respetivo do Ministério de que o Agrupamento depende. O logotipo do Agrupamento remete, por sua vez, para uma memória descritiva que apresenta a sua significação.
O diretor é o responsável por tudo o que se apresenta no site e os coordenadores de e stabelecimento, pelas notícias das páginas das escolas que coordenam.
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Em desenvolvimento.