"Sai da caverna! ..."

CD 0O apelo "sai da caverna!" ficou a ecoar no final do espetáculo teatral  multimédia CAVERNA DIGITAL, que o grupo de Filosofia trouxe hoje ao Auditório 1 da Escola Secundária Sebastião e Silva, numa adaptação e encenação arrojadas do clássico texto platónico Alegoria da Caverna, da autoria da REFLEXO - Associação Cultural e Teatral (atores: Michel Simeão e Lavínia Roseiro).

Trata-se de uma inovadora abordagem, pioneira em Portugal, que pretende pôr em palco a circunstância atual da dependência que temos dos dispositivos tecnológicos e suas inevitáveis ilusões. Vemos então um mundo no qual os "likes" substituíram os afetos e as projeções de imagens tomaram o lugar dos objetos reais.

Assistiram ao espetáculo, desdobrado em 2 sessões, todas as turmas do 11º ano e algumas do 10º, envolvendo mais de 400 alunos de filosofia, acompanhados pelos seus professores, num momento de amplo entusiasmo e surpresa, pondo-nos a todos a refletir sobre o nosso mundo de hoje e o seu rumo, que está nas mãos das novas gerações.

O apelo "SAI DA CAVERNA!" ficou a ecoar...

CD 1

CD 2

CD 3