Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

Astronauta da NASA fala, pelo skype, com os alunos da ESSS

No dia 4 de outubro de 2018, 1º dia da semana mundial do espaço, os alunos de Física e de Física e Química A da Escola Secundária Sebastião e Silva tiveram oportunidade de, durante 2 horas, ouvir, via skype, o astronauta americano Don Thomas a falar sobre a exploração espacial, sobre as experiências científicas em que participou nas suas 4 missões ao espaço, a dar um testemunho da sua vida, a incentivar os juvens a olhar para o espaço e a responder às questões que os alunos e alunas da ESSS lhe colocaram.

O grupo disciplinar de Física do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, tem dado grande importância à semana mundial do espaço, promovendo todos os anos atividades de grande impacto junto dos alunos do curso de ciências e tecnologias, favorecendo a sua formação de excelência. Em 2015, promoveu a primeira videoconferência do astronauta Don Thomas com os alunos de Física da ESSS; em 2016, promoveu uma videoconferência do mesmo género, mas, desta vez, com um cosmonauta russo, o diretor do Centro de Treinos Yuri Gagarin (Rússia); em 2017, um grupo de alunos e professores da ESSS visitou o Centro de Treinos Yuri Gagarin. Este ano, realizou-se uma nova videoconferência com o astronauta americano Don Thomas que, no apoio à sua realização, contou com 2 ex-alunos que participaram, há 3 anos, na primeira vidoconferência e que estudam atualmente no ensino superior.

A Semana Mundial do Espaço, instituída pela ONU, realiza-se todos os anos de 4 a 10 de outubro. Estas duas datas que a balizam marcam, no calendário, 2 acontecimentos importantíssimos na história da conquista do espaço, a saber: em 4 de outubro de 1957, foi lançado o Sputnik I, o primeiro satélite terrestre construído pelo homem, e em 10 de outubro de 1967, foi assinado pelos estados membros da ONU o "Tratado de Exploração Pacífica do Espaço Exterior".

Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço. As atividades que têm marcado esta semana no nosso Agrupamento têm sido coordenadas pela professora Cristina Pinho, que nelas põe sempre todo o seu grande saber e paixão pela educação, pela Física e pelo espaço. A Câmara Municipal de Oeiras e as embaixadas dos Estados Unidos da América e da Federação Russa têm sido parceiros que muito nos têm apoiado na realização destas atividades. {jcomments off}

Algumas fotos da videoconferência:

250 alunos, porque o auditório não comporta mais, participaram na videoconferência.

 

 

 

 

Veja ainda

Cartaz da videoconferência

Vídeo da visita ao Centro de Treinos Yuri Gagarin em setembro de 2017

 

««VOLTAR