Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

Eventos integrados nas comemorações da Semana Mundial do Espaço

Com todas as precauções e cumprindo todas as normas de segurança estabelecidas, a grande vontade de aprender e promover uma formação de excelência para os alunos não permitiu que o coronavírus impedisse as comemorações da Semana Mundial do Espaço  no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, como tivemos oportunidade já de divulgar em notícia publicada na página de entrada do site do Agrupamento.

Impuseram as circunstâncias que as conferências dessem lugar às videoconferências e aos webinares, mas também houve lugar para atividades, como "Treina como um astronauta", para exposições, concursos e cinema. O Clube Ciência Viva do Agrupamento, coordenado pela professora Cristina Pinho, envolveu-se com muito empenho e os alunos chegaram ao fim mais conhecedores das questões do espaço e das pesquisas de ponta que se fazem hoje nos principais centros de investigação do mundo no domínio da Física. Tal como aconteceu nos anos anteriores, o evento que mais cativou a expectativa dos alunos foi a videoconferência de um astronauta que, este ano, foi realizada pelo astronauta da NASA Don Thomas.

O espaço vai empregar muitos dos jovens que hoje estudam no ensino não superior. Muito do conforto de que hoje já não abdicamos depende do espaço e da aplicação comercial dos conhecimentos que a Humanidade sobre o espaço já possui.

Recorde aqui o Programa das Comemorações da Semana Mundial do Espaço no Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra e veja apontamentos feitos por alunos de alguns dos eventos:

A GEOFÍSICA E A EXPLORAÇÃO ESPACIAL
    Videoconferência feita por RUI MOURA, Professor da Universidade do Porto, no dia 08-10-2020, a seguir à videoconferência do astronauta americano DON THOMAS

O CAMINHO DE MARTE
     Webinar conduzido por  JOÃO  LOUSADA, astronauta análogo português, no dia 09-10-2020

WHO WANTS TO BE AN ASTRONAUT?
     Concurso interturmas que teve a final  no  Auditório 1 da ESSS no dia 09-10-2020

UM UNIVERSO DE VIDA
     Videoconferência feita  ADRIANO HENRIQUES, investigador do ITQB, no dia 12-10-2020

   «« VOLTAR

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias Eventos integrados nas comemorações da Semana Mundial do Espaço