Escola Secundária Sebastião e Silva, Oeiras

Ao fim de 542 dias a orbitar a Terra, que responde aos que dizem que a Terra é plana?

Ao fim de 542 dias a orbitar a Terra, que responde aos que dizem que a Terra é plana? Quando esteve no espaço, como tinha notícias da sua família? Qual é o top 3 das coisas mais bonitas que viu do espaço? Quando passou o seu quingentésimo dia no espaço, como comemorou? Gostava agora de ir a Marte? Como imagina o futuro do nosso planeta Terra? O que pensava quando, no espaço, olhava para o infinito e para a nossa Terra? De que mais sentiu falta no espaço? Quando regressou, quanto tempo levou a adaptar-se à Terra?

Estas foram algumas das perguntas que os alunos do Ensino Secundário, das Escolas Secundária Sebastião e Silva, Oeiras, e Secundária da Maia, e alunos do Ensino Superior, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, puderam fazer em direto ao cosmonauta russo Michail Kornienko, no dia 14-04-2021, numa sessão organizada pela Universidade do Porto, pela professora Cristina Pinho do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras, e pelo Senhor Vladimir Luzgin, antigo adido cultural da Embaixada da Federação Russa em Lisboa  e grande amigo de Oeiras e do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

____________________________________

A sessão, apoiada pelas Câmaras Municipais de Oeiras e da Maia, decorreu durante cerca de duas horas, foi moderada por Rui Moura, professor da Universidade do Porto, e contou, entre outros, com a participação de Paulo Ramalho e Pedro Patacho, vereadores, respetivamente, da Câmara Municipal da Maia e da Câmara Municipal de Oeiras. A conversa foi em russo e contou com o apoio inestimável e a tradução na hora feita pelo Senhor Vladimir Luzgin, em casa do cosmonauta.

Atividades destas despertam vocações, ligam os investigadores mais novos, que são os alunos, aos investigadores mais velhos e ao legado que estes hão de deixar àqueles e promovem a construção de uma cidadania universal que há de ser o quadro em que os decisores do futuro se hão de afirmar

Os nossos parabéns ao cosmonauta Michail Kornienko pelo que fez em prol da ciência e por se ter disponibilizado a estar com os nossos alunos e os nossos agradecimentos a todos os que organizaram ou apoiaram esta fantástica sessão. Que os alunos aproveitem e ajudem a construir o que Kornienko imagina para o futuro na Terra, na resposta que deu a uma das perguntas: o dia em que a Humanidade vai ser unida, sem guerras e a viver uma sólida e planetária amizade.

 

NOTA BIOGRÁFICA DE KORNIENKO

O cosmonauta russo Mikhail Kornienko Borisovich nasceu em 15 de abril de 1960.

Engenheiro mecânico de formação, fez a sua preparação como cosmonauta no Centro de Treinos Yuri Gagarine, Centro que alunos do Clube de Ciências da Escola Secundária Sebastião e Silva tiveram o privilégio de visitar em 2017, a convite do seu Diretor.

Passou 542 dias no espaço, durando a sua segunda missão, em companhia do Norte-Americano Scott Kelly, 340 dias consecutivos na Estação Espacial Internacional (ISS).

Durante os 342 dias em órbita, ao lado de Kelly, ele compartilhou a ISS com 13 astronautas diferentes e realizou mais de 400 experiências científicas, além de cultivar flores e comer a primeira alface plantada, crescida e colhida no espaço.

 

 

 

 

Para ver a conversa, siga o link.

_________________

 «« VOLTAR

Está em... Início ESSS Institucional Notícias ESSS Notícias Ao fim de 542 dias a orbitar a Terra, que responde aos que dizem que a Terra é plana?