ANO LETIVO DE 2023 / 2024

EXAMES, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Num verdadeiro jantar de trabalho...

ATUALIZADA EM 8-10-2023. Três alunos do 10º ano (Levi Gomes, Luis Souza e Tiago Sousa) e duas alunas do 12º (Filipa Cheng e Rita Fernandes), todos do Clube Ciência Viva da Escola Secundária Sebastião e Silva, dedicaram o seu fim de semana a responder a um desafio do Pavilhão do Conhecimento: participar no Hackathon 'Observação da Terra', que se realiza das 10h00 do dia 7 às 13 horas do dia 8 de outubro de 2023, num período de 27 horas ininterruptas.

A palavra hackathon resulta da combinação das palavras hacker, que significa ‘programador inteligente’, e marathon, um evento marcado pela sua resistência e durabilidade.

Neste evento, o grupo, no dia 7, de manhã, aprendeu, com especialistas e profissionais, como se observa a Terra, do espaço, com o objetivo de minimizar os efeitos devastadores de um tsunami na zona ribeirinha de Lisboa. Ouviram, com muita atenção, Maria Ana Baptista, do Instituto Dom Luiz, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; António Franco, da Agência Espacial Portuguesa; Giuseppe Cornaglia, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e Miguel Inácio, do Projeto ReSist da Câmara Municipal de Lisboa.

Antes do almoço, receberam uma missão para concretizar até às 10h50 de domingo, dia 8 de outubro: delimitar as prováveis zonas abrangidas na bacia de Lisboa por um tsunami resultante de um sismo do mesmo grau e com a mesma origem do que afetou Lisboa em 1755.

Para os trabalhos, que vão estender-se ininterruptamente por toda a tarde, noite e manhã, as equipas contam com o apoio dos especialistas e profissionais que os iniciaram nesta aventura.

Das 11h00 às 13h00 de domingo, dia 8 de outubro, no Auditório Mariano Gago, cada equipa dispõe de 10 minutos para apresentar o seu trabalho, podendo recorrer a um máximo de 10 slides.

São 19h30. A equipa dos nossos alunos janta e trabalha. Trabalha e janta: num verdadeiro “jantar de trabalho”.

__________________

ALGUMAS FOTOS DO EVENTO

   Depois de uma noite sem dormir, o ensaio para a apresentação do trabalho.

         

Missão cumprida, com a apresentação do trabalho no Auditório José Mariano Gago, por volta das 12 horas de domingo, dia 8-10-2023.

 

««VOLTAR 

    

Está em... Início Num verdadeiro jantar de trabalho...