Sonho de uma noite de verão - 2 de maio às 21h00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide

O Clube de Teatro da Escola Secundária Sebastião e Silva vai apresentar, no próximo dia 2 de maio, às 21h00, no Teatro Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, a peça "Sonho de uma noite de verão" de William Shakespeare.

A peça, encenada e ensaiada pela professora Sandra Soares, conta, no seu elenco, com alunos do ensino secundário e do 9º ano e, ainda, com a participação de dois professores.

Os bilhetes têm um preço de € 2,00 cada e podem ser adquiridos na loja escolar ou na receção da escola sede do Agrupamento, a Escola Secundária Sebastião e Silva. Embora numerados, para controlo interno, os bilhetes não estão ligados a lugares marcados. A ocupação dos lugares é feita por ordem de entrada na sala.

É uma peça divertida, de um clássico da literatura e da dramaturgia mundiais, que o Clube de Teatro da Escola Secundária Sebastião e Silva escolheu e ensaiou,  durante o ano letivo, com muito gozo e prazer. Vale a pena ser vista e aplaudida.

A Direção do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra convida toda a comunidade escolar e seus familiares e amigos a juntar-se a nós, a apoiar o Clube de Teatro e a marcar presença neste espetáculo.

2 DE MAIO,  QUINTA-FEIRA, ÀS 21H00, NO AUDITÓRIO MUNICIPAL RUY DE CARVALHO (CENTRO CÍVICO DE CARNAXIDE). BILHETES À VENDA, POR €2,00 CADA, NA ESCOLA SECUNDÁRIA SEBASTIÃO E SILVA.

   

Sinopse

A história inicia-se com o Duque Teseu, que se prepara para casar com Hipólita.

Antes do casamento, Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa.

Hérmia ama Lisandro, mas Egeu tem a ideia de forçar Hérmia a casar-se com Demétrio.

Teseu então decide que Hérmia tem, até ao seu casamento com Hipólita, para escolher o seu destino: casa-se com Demétrio, morre ou converte-se em monja.

Lisandro propõe à sua amada que ambos fujam de Atenas, e ela concorda. Hérmia conta o seu plano à sua amiga Helena, que morre de amores por Demétrio.

Helena acaba informando-o da fuga, a fim de ficar sozinha com ele na floresta.

Os quatro entram numa floresta povoada por elfos, fadas e outros seres encantados. O Rei dos Duendes,  Oberon, arma com Puck, um elfo, um plano extraordinário envolvendo uma flor mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser que vir pela frente, com a intenção de pregar uma partida a Titânia, Rainha das Fadas.

Enquanto isso, um grupo de artesãos, que também são atores amadores, ensaiam uma peça para o casamento de Teseu. Bobina, o mais egocêntrico do grupo, acaba sendo transformado por Puck num burro falante, pelo qual Titânia se apaixona por culpa da flor mágica.

Puck também arma outras confusões que levam Lisandro e Demétrio a caírem de amores por Helena, deixando Hérmia de lado.

A ordem é restabelecida e os dois casais acabam por se casarem juntamente com os Duques de Atenas.

 

Concepção

Esta peça visa demonstrar o poder dos mais fortes contra os mais fracos, à semelhança do que acontece na vida real.

Assim, a peça baseia-se no pressuposto de que, numa hierarquia natural, as atitudes e escolhas dos mais fortes podem afetar os mais fracos, sobretudo se essas escolhas não forem as mais acertadas.

Pretende-se ilustrar esse poder, cenicamente, através da utilização de cores que permitem distinguir os mais fortes dos mais fracos: a cor branca simboliza o topo da hierarquia – o Mundo dos Elfos e Fadas. Quando os Elfos e as Fadas estão em guerra o mundo terreno também não se entende.

No mundo terreno, a nobreza é representada com cores fortes e coloridas, enquanto o povo é representado por cores escuras.

A peça começa com um vaso sem flor no centro do palco, que representa o mundo feio que existe quando há guerra; no final, como a paz está restabelecida, o vaso já tem flor.

 

ATORES

Alunos:

Ana Raquel (Alfacinha / Tisbe / Fada); Carolina Elias (Hérmia); Fernanda Jerónimo (Titânia); Gustavo Albino (Bobina / Píramo); Inês Freixiela (Helena); João Brito (Egeu); João Gonçalves (Demétrio); Leonardo Medeiros (Puck); Madalena Gonçalves (Xico Serra / Leão / Fada); Margarida Cervini (Mangalarga / Luar / Fada); Ruben Oliveira (Puck); Sara Pereira (João Latão / Muro / Fada); Teresa Cabral (Pedro Pinho); Tomás Henriques (Oberon); Vasco Campos (Lisandro).

Professores:
Ana Patrícia Lopes (Hipólita) e Miguel Penteado (Teseu).

Encenação: Professora Sandra Soares

 

 ««VOLTAR

Está em... Início Sonho de uma noite de verão - 2 de maio às 21h00, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide