ANO LETIVO DE 2023 / 2024

Matrículas, etc.
 

Alunos

banner alunos3

Número, Impressos ...

Ler mais

Professores

Professores

Concurso, contratação de escola...

Ler mais

Pessoal não docente


 Rácios, número, distribuição, etc.

Ler mais

Vereador da Educação Visita o Agrupamento

AssEstud RecebeVereadorEdu 13 03 2018 2 0No dia 13 de março de 2018, o sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Pedro Patacho, visitou o Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra.

O sr. Vereador Pedro Patacho, pretendendo conhecer todas as escolas públicas do concelho, os seus dirigentes e responsáveis, os projetos e constrangimentos e, ainda, vivenciar o "clima" do seu dia a dia, dando continuidade ao périplo iniciado há cerca de um mês, honrou-nos, ontem, com a sua presença durante um dia inteiro em visita às 5 escolas do nosso Agrupamento.

Assim, teve a oportunidade de ver, na Escola Secundária Sebastião e Silva, as infiltrações que, decorrendo de uma obra de requalificação mal concluída, a Parque Escolar EP, 6 anos depois de entregar a escola e começar a receber as rendas do seu aluguer, ainda não conseguiu resolver; na Escola Básica de São Julião da Barra, teve oportunidade de ver a urgência da requalificação do edifício e substituição de grande parte dos seus equipamentos; na Escola Básica Manuel Beça Múrias, a necessidade de requalificar os dois parques infantis (do pré-escolar e do 1º ciclo); na Escola Básica Conde de Ferreira, a necessidade de um espaço coberto e de substituição dos pisos que ficam enlameados quando chove; na Escola Básica Gomes Freire de Andrade, teve oportunidade de ver da necessidade de reduzir o número de turmas, numa escola que excedeu já a lotação para que foi pensada, havendo, perto, escolas com a sua capacidade ainda não preenchida.

Teve oportunidade de falar com docentes e alunos, entrou nas salas de aula, nas 5 escolas, viu duas turmas reunidas a expor e discutir, em conjunto e entre pares, trabalhos académicos realizados em grupos, assistiu a alguns minutos de uma peça de teatro que estava a ser apresentada por uma Companhia inglesa, para alunos de Inglês, e soube que, neste mesmo dia, no mesmo auditório, decorreriam ainda mais duas representações de teatro: mais uma da mesma Companhia, para mais 7 turmas de alunos de Inglês, ainda de manhã, e, à tarde, uma representação de outra Companhia para alunos da Escola Básica de São Julião da Barra, no âmbito do Português e da disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clàssicas. Viu uma aula de Expressão Físico-motora do 4º ano coadjuvada por um docente do grupo de Educação Física e teve a oportunidade de falar com a professora titular de turma e colher dela a sua apreciação do projeto. Almoçou na cantina da Escola Básica de São Julião da Barra e falou com os alunos que também lá estavam a almoçar, podendo avaliar a quantidade e a qualidade da refeição e do serviço. Na Escola Básica Gomes Freire de Andrade, recebeu um presente da turma D do 1º ano: tantos desenhos do seu próprio retrato quantos os alunos da turma, sendo encaixilhado aquele que foi considerado o melhor por todos.

Visitou a Associação de Estudantes da ESSS, nas suas instalações, e foi por esta brindado com uns bolinhos e bebidas. Visitou a Associação de Antigos Alunos do Liceu e, com o seu presidente Francisco Santana, pôde saber da sua atividade e dos seus projetos, tendo prometido dar todo o seu apoio à publicação do volume 2 do "Liceu", livro que a Associação tem praticamente pronto para editar. Contactou ainda com as associações de pais das Escolas Básicas de São Julião da Barra, Manuel Beça Múrias e Gomes Freire de Andrade.

Visitou o Centro de Formação das Escolas do Concelho de Oeiras (CFECO), sediado na Escola Secundária Sebastião e Silva, e inteirou-se da sua atividade e projetos com o seu Diretor, professor José Caselas, que o acompanhou, depois de o receber no CFECO, no almoço na Escola Básica de São Julião da Barra.

O Agrupamento ofereceu ao Sr. Vereador um exemplar do seu Projeto Educativo, um exemplar do seu Regulamento Interno e os relatórios da autoavaliação que realizou em 2015/2016 e da avaliação externa realizada em 2016/2017.

Felicitamos o Sr. Vereador da Educação pela iniciativa e esperamos muito que a colaboração da CMO com o Agrupamento se materialize numa melhoria sentida da qualidade do ensino, beneficiando aqueles que são a razão de ser das escolas, os nossos alunos, e são também, na sua grande maioria, munícipes de Oeiras. {jcomments off}

Alguns momentos da visita:

AssEstud RecebeVereadorEdu 13 03 2018 2 AssEstud RecebeVereadorEdu 13 03 2018 1ESSS 13 03 2018SJB 13 03 2018 1SJB 13 03 2018 3MBM 13 03 2018CF 13 03 2018GFA 13 03 2018


Ir para
página de INÍCIO
lista de todas as notícias do Agrupamento

 

Está em... Início Vereador da Educação Visita o Agrupamento